Agência JB
RIO - Se depender da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, vai sobrar energia durante o Pan 2007. O secretário Júlio Bueno já assegurou junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Petrobras suprimento de energia elétrica adicional durante os Jogos Pan-Americanos. Entre outros benefícios, o estado não será atingido pelo plano de contingenciamento de gás que estava sendo elaborado especialmente para o evento. Com isso, o Rio não precisará mais abrir mão de 620 mil metros cúbicos de gás/dia, que seriam desviados temporariamente de empresas para termelétricas.
- Estamos muito contentes com a decisão do ONS, que atendeu nosso pedido para modificação do plano de contingenciamento. Alegamos que o perfil de consumo do estado torna difícil lançar mão de 620 mil metros cúbicos/dia, participação que seria de responsabilidade do Rio para totalizar 4,5 milhões de metros cúbicos/dia necessários para o período. Isso faria com que algumas grandes indústrias tivessem de recorrer a combustíveis alternativos, o que exigiria, por exemplo, licenciamento ambiental a curtíssimo prazo, explicou Bueno.
O plano de contingenciamento de gás para o Pan-Americano exigiria um total de 4,5 milhões de metros cúbicos/dia, dos quais 620 mil - cota do Rio - seriam desviados temporariamente de empresas para termelétricas, de modo que fosse assegurada a confiabilidade do sistema durante os jogos.
Agora, a Petrobras assumiu toda a responsabilidade pelo manejo de gás e divulgou que será necessário efetuar alterações nos seus processos internos, garantindo o despacho de geração durantes os jogos Pan-americanos . E o ONS concluiu que o nível de segurança adicional para operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante os jogos foi obtido com providências internas ao setor elétrico, não afetando por tanto os demais usuários de gás .
As informações são da Secretaria de Comunicação do governo do estado.