ASSINE
search button

Lula envia carta a atletas do Pan-Americano

Compartilhar

Portal Terra

RIO - Cerca de 700 atletas brasileiros que participam dos Jogos Pan-americanos Rio-2007 receberão, ainda neste mês, correspondência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Esporte, Orlando Silva, desejando-lhes boa sorte e sucesso nos jogos.

Junto com a correspondência segue a bandeira brasileira confeccionada por detentos do Programa Pintando a Liberdade, da fábrica da penitenciária da Papuda, em Brasília.

O Pintando a Liberdade é um programa de recuperação de condenados coordenado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Justiça.

Os presidiários confeccionam material esportivo, como bolas (de futebol de campo, futsal, vôlei, basquete, handebol e com guizo para cegos), bonés, camisetas, shorts, sacolas, bandeiras, redes para diversas modalidades e jogos de xadrez.

O material produzido em 90 unidades de presídios no Brasil envolve 1,7 mil presidiários. Além de aprenderem uma profissão, eles recebem por produção e para cada três dias trabalhados há a redução de um dia da pena.

O material produzido pelos apenados beneficia 4,8 milhões de jovens em 26 Estados e no Distrito Federal.

Reconhecida internacionalmente por sua excelente qualidade, a bola com guizo para portadores de deficiência visual, um dos principais produtos do Programa, foi escolhida pela IBSA - International Blinder Association - como a bola oficial das suas competições, sendo distribuída para 108 países do mundo, incluindo Inglaterra, EUA, Japão, Canadá, Itália e França.

A carta endereçada aos atletas pelo presidente Lula e pelo ministro Orlando Silva diz que:

"a bandeira que lhe entregamos neste momento é um dos símbolos nacionais, assim como você também é símbolo e exemplo de dedicação e superação".