Cemex eleva para 41,57% sua participação na Rinker

A Cementos Mexicanos (Cemex), terceira maior fabricante de cimento do mundo, anunciou hoje que aumentou de 39,42% para 41,57% sua participação no grupo australiano Rinker Group, elevando a pressão para que os acionistas aceitem a oferta de aquisição de US$ 15,3 bilhões.

A cimenteira mexicana já ampliou o prazo de aceitação da oferta pela Rinker, estendendo do dia 8 de junho para 22 de junho a data limite. Além disso, a companhia também reduziu de 90% para 50% a porcentagem acionária necessária para considerar a oferta um êxito.

A Cemex declarou que possui o apoio da empresa de investimentos Perpetual para adquirir sua rival australiana, que detém 10,5% do Rinker Group.

A fusão da mexicana com a Rinker já foi aprovada pelas autoridades dos Estados Unidos e Austrália e resultará em uma das maiores e mais lucrativas companhias de materiais de construção do mundo, com vendas de US$ 23,2 bilhões e mais de 67 mil empregados em mais de 50 países.

Se adquirir a empresa australiana, a Cemex vai aumentar sua presença nos Estados Unidos, país que gera 80% do faturamento da Rinker. Além disso, atuará também nos mercados da China e da Austrália.