Agência JB
RIO - A Seleção feminina de basquete do Brasil foi convocada pelo técnico Antonio Carlos Barbosa para os Jogos Pan-Americanos do Rio, nesta quinta-feira, com três jogadoras que atuam nos EUA. Porém, Érika, Iziane e Adrianinha têm mínimas chances de estar no Pan. A temporada da WNBA coincide com a data dos Jogos do Rio.
O campeonato da WNBA começou no início de maio e segue até setembro, e o Pan vai de 13 a 29 de julho. O presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasmine Bozikis, o Grego, reconheceu que as jogadoras não devem ser liberadas.
- Ao contrário do masculino, não existe um acordo entre a Fiba e a WNBA, então a liberação das jogadoras é mais complicada porque a temporada da WNBA está em andamento - disse Grego.
Vinte e uma jogadoras foram convocadas pelo técnico Barbosa para o Pan, entre elas três juvenis e a veterana ala Janeth, que antes de despedir-se das quadras terá a responsabilidade de guiar uma equipe renovada em busca da medalha de ouro diante da torcida.
- Esse grupo é jovem, mas as jogadoras já disputaram em algum momento uma competição pela seleção brasileira. Esse é um processo natural para esse Pan - afirmou Barbosa, que deixará o cargo após os Jogos.
Além do desfalque quase certo do trio, o treinador também não contará com a armadora Helen Luz, que apesar dos pedidos do técnico, não voltou atrás da decisão de se aposentar da seleção brasileira.
A jogadora, 34 anos, tem dois anos de contrato restantes com o Barcelona, da Espanha, e alegou que precisa se poupar para terminar a carreira em alta.
- Insistimos com a Helen, mas ela acha que está na idade para descansar da Seleção - afirmou Barbosa que, sem Helen e Adrianinha, ficaria somente com Vivian como armadora de origem.
Apesar dos desfalques, o técnico demonstrou otimismo para lutar pela medalha de ouro.
- Passamos por isso nos dois últimos Pan-Americanos, mas não deixamos essa falta de jogadoras comprometer no resultado final. Acredito sim que temos condições de lutar pelo ouro - afirmou.
No Pan de Winnipeg, em 1999, o Brasil ficou em quarto lugar, perdendo para os EUA na disputa da medalha de bronze, e em Santo Domingo-2003 a equipe ficou em terceiro.