Equipe de canoagem vai à Europa se preparar para o Pan

Frederico Zartore, Agência JB

RIO - Visando a preparação para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, os treze atletas da seleção brasileira de canoagem estão na Europa participando de duas etapas da Copa do Mundo da modalidade. A primeira terminou neste fim de semana em Zagreb, na Croácia, e a próxima acontece a partir do dia 18 deste mês, em Szeged, Hungria. Na fase inicial da viagem pela Europa, os brasileiros se classificaram para oito semifinais da Copa do Mundo.

Na primeira etapa, na Croácia, os homens chegaram a todas as finais da competição, com destaque para o sergipano Nivalter Santos. Ele foi o único a disputar uma final A, no C1 200 m, terminando na sexta posição com 40s896. Na semifinal, ele havia terminado em terceiro.

- Fiquei muito satisfeito com o resultado que mostra que meu esforço nos treinamentos está dando resultados - comemora a jovem revelação da canoagem brasileira.

A comissão técnica tem por objetivo bater as marcas conquistadas em Santo Domingo 2003, onde o Brasil obteve o melhor resultado na história da canoagem com cinco medalhas. Guto Campos levou medalha de ouro na prova do K-2 500m - a primeira da história - e Cuattrin levou três pratas, nas provas de K-1 1000m, K-1 500m e K-4.

- Estamos empenhados em levar os atletas às melhores competições do mundo para que eles, vivenciando a canoagem também entre atletas olímpicos, evoluam no esporte e tragam este aprendizado para outros canoístas brasileiros - destaca João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.

Entre as equipes que estão disputando a Copa do Mundo, cinco estarão presentes nos Jogos do Rio: Canadá, Estados Unidos, Chile, Argentina e Porto Rico.