ASSINE
search button

Vôlei de praia: O 'guru' de Juliana e Larissa

Compartilhar

Flávia Diuana, Agência JB

RIO - Se por trás de um grande homem existe sempre uma grande mulher, no caso da dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa a história se inverte por trás de duas grandes mulheres existe um grande homem responsável pela origem de uma das mais vitoriosas parcerias que o Brasil já viu. O técnico Francisco Reis, ao lado do preparador físico Francisco Oliveira, é amigo, guru e um dos idealizadores do inédito Centro de Treinamento da modalidade inaugurado ontem, em Fortaleza.

Reis foi jogador de vôlei de praia e começou na modalidade ao lado de Márcio que hoje forma dupla com Fábio Luiz. Jogaram juntos de 1992 a 1997, conquistaram títulos como o bicampeonato sul-americano e europeu.

Reis começou a pensar em largar a areia quando sofreu duas lesões no joelho. Antes da última, conheceu Juliana, que participava de um projeto de vôlei de praia. Depois de ficar afastado do esporte durante um ano, Reis voltou como técnico de duplas masculinas em Fortaleza e, em 2003, foi procurado por Larissa e Juliana, que o convidaram para treiná-las.

Em 2003, Juliana se recuperava da operação no joelho e ficou treinando com Reis em Fortaleza, enquanto Larissa disputava o Pan-Americano e outras competições com Ana Richa. Quando Juliana voltou a jogar, passou a disputar torneios com outras parceiras. Até que, no segundo semestre, Jaqueline Silva convidou Juliana para disputar um Grand Slam no Rio e a etapa do Circuito Mundial, em Los Angeles. Logo em 2004, Juliana e Larissa resolveram que formariam a dupla de fato com o técnico Reis e o preparador físico Francisco Oliveira.

Quem viu Juliana e Larissa no início, pode ver a evolução, principalmente psicológica delas dentro de quadra orgulha-se o treinador. No início, eram duas meninas extremamente emocionais e o jogo era uma correria só. Elas têm potencial técnico e físico e precisavam desenvolver esse equilíbrio. E poderão chegar ainda mais longe.

Praticamente classificadas para o Pan, o CT servirá como base de treino para Juliana e Larissa, assim como preparação para a disputa da vaga olímpica.

O Centro de Treinamento serviu como o último salto de Juliana e Larissa para o Pan. Resolvemos treinar esse mês para jogar e chegar forte nas etapas de Singapura e Seul para tentar aumentar a diferença de pontos em relação à dupla Renata e Talita diz Reis.

Sempre acompanhando as meninas, o preparador físico teve a idéia da construção do CT Juliana e Larissa em 2005. Ano passado, começou a colocá-la em prática.

Achei que seria importante elas terem um local para treinar com mais tranqüilidade avaliou Oliveira. O assédio passou a ser maior com os títulos e as pessoas queriam ver os treinos, vibrar a cada jogada e pedir autógrafos.