Papa Bento XVI embarca rumo a São Paulo

Agência EFE

ROMA - O Papa Bento XVI embarcou hoje no vôo rumo a São Paulo, primeira etapa de sua visita ao Brasil, onde vai abrir, no santuário de Aparecida, a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam).

Bento XVI viaja num Boeing 777 da companhia Alitalia. O avião decolou do aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 9h08 (4h08 de Brasília). Ele deve chegar ao aeroporto de Guarulhos às 16h30.

No aeroporto, cercado por fortes medidas de segurança, o Papa se despediu do decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano; do cardeal de Roma, Camillo Ruini; e do bispo da diocese de Porto-Santa Rufina, Gino Reali.

O Papa viaja acompanhado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone; e dos bispos Giovanni Battista Ré, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Comissão para a América Latina; Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero; e José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos.

Também fazem parte da comitiva o Substituto da Secretaria de Estado, o arcebispo argentino Leonardo Sandri; o presidente do Conselho Pontifício "Cor Unum", órgão da Santa Sé que se encarrega de distribuir a caridade do Papa, o arcebispo Josef Cordes; o mestre de cerimônia, o arcebispo Piero Marini; e os dois secretários, Georg Gaenswein e Mieczyslaw Mokrzycki.

Completam o séquito o médico pessoal do Pontífice, Renato Buzzonetti; o porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi; e o organizador das viagens papais, Alberto Gasbarri, além de membros da segurança do Vaticano, dois integrantes da Guarda Suíça e mais de 50 jornalistas, fotógrafos e câmeras de televisão.

Bento XVI deve retornar a Roma na segunda-feira. Esta é a sua primeira viagem à América e a sexta pelo mundo. Seus destinos anteriores foram Colônia (Alemanha), Polônia, Valência (Espanha), Baviera (Alemanha) e Turquia.