Portal Terra
SÃO PAULO - Cerca de três mil peças de paramentos que os bispos usarão na primeira missa do papa Bento XVI no Brasil já estão a caminho de São Paulo. As roupas foram embarcadas esta madrugada em um caminhão cabideiro em Balneário Camboriú, litoral Norte de Santa Catarina.
Os paramentos deverão chegar no campo de Marte, em São Paulo, somente na manhã de quinta-feira. No caminhão também seguem as vestes que o papa usará na missa de canonização de Frei Galvão.
Segundo Madalena Benchaya, diretora da empresa Arte Sacro (que confeccionou as roupas), estão sendo enviadas quatro unidades do sacramento a ser utilizado pelo Pontífice.
A empresa catarinense produziu 500 casulas (veste que cobre o corpo dos padres), 2 mil estolas e 500 mitras. Para evitar que os sacramentos amassem durante o percurso de 700 quilômetros, o material foi embalado em sacos plásticos e colocado em cabides.
A casula que o papa Bento XVI usará na primeira missa no Brasil consumiu 15 quilômetros de linhas de ouro e prata e pesa cerca de 1,2 kg.
As roupas que serão utilizadas por dois mil padres e 500 bispos têm várias cores, representando a Campanha da Fraternidade, Jesus Cristo, Maria, Igreja Católica e a natureza. A confecção das roupas consumiu 60 dias de trabalho e envolveu 45 pessoas. Só o paramento de Bento XVI ocupou 17 trabalhadores.