Padre Jesús Hortal comenta sobre a visita do Papa Bento XVI

Hugo Cals, Agência JB

RIO - Em conversa por telefone para o JB online, o reitor da PUC-Rio, o Padre Jesús Hortal falou sobre a visita do Papa Bento XVI, que desembarca amanhã no país. Primeiramente, o reitor esclareceu que a visita de Bento XVI tem como foco a América Latina, e não somente o Brasil.

O papa preside ,em Aparecida do Norte em São Paulo, a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe que tem como tema discípulos e missionários de Jesus para que neles nossos povos tenham vida. Na capital paulista, o papa realiza um encontro com jovens católicos. O padre ressaltou a importância do encontro já que a América Latina concentra metade dos católicos de todo o mundo. A visita do papa ao continente latino tem como objetivo promover a evangelização pelo catolicismo, que vem sofrendo com o crescimento de problemas como aumento da descrença.

Esta é 5ª conferência de bispos latino-americano em 60 anos, mas não existe uma freqüência definida: segundo o reitor, elas acontecem com um intervalo médio de 10 anos. Na 1ª edição, em 1955 com sede no Rio de Janeiro, o objetivo do encontro era tomar consciência da unidade católica presente no continente Latino-Americano. Durante o 2º encontro, realizado em 1968 em Medelin, na Colômbia, o foco foi trazer o contexto do Vaticano para a América Latina. Anos mais tarde, em Puebla, no México, em 1979,bispos se reuniram para discutir a situação social dramática do continente. Na IV conferência, em 1992, em Santo Domingo na República Dominicana, o Padre Jesus esclareceu que o foco foi avaliar os problemas da globalização, que começavam a aparecer, além de promover o diálogo entre culturas através do popularismo religioso.

Segundo o reitor, padres professores de universidades sentem-se estimulados pelo Papa Bento XVI já que ele possui um estilo voltado ao foco acadêmico. Apesar de seu antecessor, o Papa João Paulo II também ter sido um notório intelectual, o Papa Bento XVI tem um foco mais universitário ,inclusive tendo publicado recentemente suas grandes obras de estudo como Jesus de Nazaré , traduzido em muitas línguas mas ainda não disponível em versão traduzida para o português.

Outras obras do papa:

Dominus Iesus. Loyola, 2000.

O sal da terra. Imago, 1997.

A Igreja e a nova Europa. Verbo (Brasil), 1994.

Eschatology. Catholic University, 1989.

Introdução ao Cristianismo. Loyola, 2005.

La comunione nella Chiesa. San Paolo Edizioni, 2004.

Fede, verita e tolleranza. Cantagalli, 2003.

Il cammino pasquale. Ancora, 2000.