Programa oferece consultoria para panificadoras

O Programa de Apoio à Panificação (PROPAN) oferece consultoria gratuita em 21 estados do Brasil para estimular as pequenas padarias a continuar produzindo com qualidade para não sucumbir à concorrência com os supermercados. A PROPAN foi desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria - Abip e pela Associação Brasileira da Indústria de Trigo - Abitrigo.

No Brasil existem 52 mil padarias que são responsáveis pela geração de 600 mil empregos diretos. Com o crescimento dos supermercados, as panificadoras perderam clientes por conta da concorrência de preços e serviços oferecidos pelas grandes redes de varejo.

O setor movimenta R$ 30 bilhões por ano, mas 40% de segmento ainda é informal. O programa de consultoria da PROPAN ajuda o micro empresário a cuidar desde o ambiente até a administração. A meta é capacitar 10 mil panaificadoras em todo o país.

A consultoria oferece treinamentos diferenciados para os empresários e administradores de panificadoras, funcionários do balcão e da produção de doces e salgados.

As 1.720 empresas envolvidas até agora no programa, entre as que já foram certificadas e as em processo de implantação do programa, mostram resultados positivos. Entre as certificadas, houve crescimento de 10,8% nas vendas e 4,6% de clientes. A produtividade também aumentou 4,87% junto com o número de funcionários que subiu 3,4%, gerando 280 novos postos de trabalho.