Abertis se alia com Microsoft por tv digital na web

A Abertis Telecom, maior grupo de difusão de canais de televisão da Espanha, firmou hoje um acordo com a Microsoft para desenvolver um sistema que facilite a comercialização de tv digital terrestre através da internet.

Com o forte crescimento no número de usuários que acessam a rede por meio de banda larga, a internet está se convertendo em uma alternativa para as redes de televisão. Dessa maneira, a Abertis Telecom busca incrementar sua carteira de clientes, limitada até agora pelos canais de tv.

No acordo firmado com a espanhola, a Microsoft desenvolverá plataformas de acesso e projetará a apresentação visual sobre os sistemas operativos Windows Vista e Windows XP.

A gigante norte-americana de software criará também ferramentas de proteção aos direitos do autor, para que as redes de televisão possam cobrar pelo acesso ao conteúdo.

Já a espanhola Abertis Telecom desenvolverá uma infra-estrutura para gestão e distribuição dos produtos audiovisuais no programa Microsoft Windows Media. Além disso, a empresa será responsável por proteger a autoria dos conteúdos, utilizando o Windows Media DRM, sistema que identifica os autores eletronicamente.

O sistema desenvolvido pelas duas companhias possibilitará aos internautas o armazenamento dos programas de tv, uma oportunidade para que o usuário possa assistir o conteúdo no horário de sua preferência.

A idéia da Abertis Telecom e da Microsoft não é inovadora. O sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis - que fizeram história no mundo da tecnologia quando inventaram o KaZaA, software que permitia trocar músicas grátis pela internet e que abalou para sempre os alicerces da indústria fonográfica - anunciaram em fevereiro deste ano a criação do Joost, programa que será usado para distribuir o conteúdo produzido pelas grandes empresas de mídia.

Zennström e Friis já fecharam acordos para transmitir shows musicais da Warner Music, programas da holandesa Endemol (que produz o Big Brother) e corridas de Fórmula Indy. Além disso, os criadores do Joost afirmam que o download do programa é gratuito.