Cuba tem 442 atletas classificados para Pan-Americano do Rio

Agência JB

REUTERS - Cuba tem 442 atletas classificados até o momento para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, disse na segunda-feira o diretor de alto rendimento do Instituto Nacional de Esportes da ilha, René Pérez.

O Pan-Americano será disputado entre 13 e 29 de julho deste ano, e Cuba pretende competir com aproximadamente 482 atletas em 28 modalidades esportivas.

"Temos 442 atletas classificados em 25 modalidades esportivas", disse Pérez num programa de televisão da emissora estatal da ilha.

O dirigente acrescentou que só faltam classificar os atletas de luta, judô, saltos ornamentais e os atletas do taekwondo.

"Caminha bem a preparação para os Jogos Pan-Americanos", afirmou Pérez, que repetiu o compromisso de manter o segundo lugar no quadro de medalhas do evento multiesportivo.

Cuba tem se firmado na segunda posição dos Jogos desde a primeira edição, em 1951, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Os cubanos terão a terceira maior delegação no Rio de Janeiro, com menos participantes somente que Brasil e Estados Unidos. Entre os competidores cubanos classificados para o Pan, estão a recordista mundial de arremesso de dardo, Osleydis Menéndez, a campeã mundial de 2005 dos 800 metros, Zulia Calatayud, e o campeão mundial de levantamento de peso, Sergio Alvarez.

Uma promissora nova geração também tem conquistado bons resultados ultimamente e estará nos Jogos do Rio, como as ciclistas Yumari González e Lisandra Guerra, medalhistas de ouro no Mundial de Palma de Mallorca, na Espanha, em março.

Cerca de 130 jogadores de beisebol participarão de uma grande preparação com vistas aos principais torneios deste ano, afirmou Benito Camacho, chefe dos treinadores cubanos.

"Temos uma proposta de começar em 14 de maio a preparação, com vistas aos Jogos Pan-Americanos.

Além do Pan, os cubanos participarão este ano de um torneio na Venezuela, uma competição na Holanda e no fim do ano disputam o Mundial de Taiwan.

O treinador disse que somente 20 jogadores serão convocados para jogar no Rio, portanto "buscaremos versatilidade dos jogadores".