ASSINE
search button

Produção aumentou 0,5% entre novembro e dezembro

Compartilhar
RIO, 5 de fevereiro de 2007 - A produção industrial cresceu 0,5% entre novembro e dezembro, informou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Treze ramos da indústria cresceram enquanto dez cortaram produção. Fabricação de automóveis (2,7%), alimentos (1,0%) e refino de petróleo e produção de álcool (1,8%) impulsionaram o setor, ao contrário dos segmentos de material eletrônico e de equipamentos de comunicação (-4,4%).

"A reação do consumo doméstico e do investimento ao final do ano passado influenciou o desempenho industrial em dezembro, mês em que o setor atingiu nível recorde, para o total da indústria, bens de capital e bens de consumo semi e não duráveis (série com ajuste sazonal)", destaca a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física do IBGE.

A produção de bens de capital disparou no período, com alta de 5,4%. Também com avanço acima da média da indústria, o setor de bens de consumo semi e não duráveis cresceu 1,4%. O índice de bens intermediários (0,4%) ficou próximo à média global (0,5%), enquanto o setor de bens de consumo duráveis (-0,4%) teve a segunda queda consecutiva, após a forte expansão de 2,9% em outubro.

(Sabrina Lorenzi - Gazeta Mercantil Tempo Real)