ASSINE
search button

GRÁTIS: Exposição interativa sobre Movimento cria rede de artistas independentes no Rio

Gabriel Klein/Divugação -
Artistas independentes da cena carioca inauguram exposição no Galpão Ladeira das Artes
Compartilhar

O que é Movimento? Uma exposição gratuita e aberta ao público, criada por artistas independentes da cena carioca, responde a pergunta por diversos pontos de vista e reúne peças interativas neste sábado (09) no Galpão Ladeira das Artes, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, a partir das 16h. O evento finaliza um mês de atividades e oficinas com mentores do projeto Redley Garagem.

Macaque in the trees
Artistas independentes da cena carioca inauguram exposição no Galpão Ladeira das Artes (Foto: Gabriel Klein/Divugação)

A mudança de posição de um corpo ou de um sistema, a relação do tempo com o espaço, a locomoção, o engajamento e a mudança vão levar o público a refletir sobre conexão, empatia e impacto social. As obras vão provocar a interação com o público de forma que eles também possam participar recriando e desconstruindo.

“O tema e o resultado é uma surpresa para a gente. Durante outubro, reunimos cariocas de todos os cantos para dar espaço a novas criações. Com o resultado das oficinas, eles formam uma nova rede que também vai poder compartilhar conhecimento e continuar resistindo e incentivado a arte no Rio de Janeiro”, explica o coordenador de branding, Bernardo Cabral.

Vai ser possível subir, sentar, pisar, se movimentar e interagir com as peças elaboradas por meio de instalações tridimensionais, vídeo mapping e outras técnicas que vão convidar o público a interagir fisicamente com as instalações. "Além de todo o material em foto e vídeo que serão expostos, a gente também vai conseguir perceber um pouco da história de cada artista que participou das oficinas", completou o fotógrafo Fernando Schlaepfer da I Hate Flash.

As oficinas que deram origem a exposição tiveram a orientação de profissionais já conhecidos por desenvolverem trabalhos em grafitti, cinema, fotografia, obras multitécnicas, criatividade, televisão, moda, publicidade e música. O time de mentores convidados do projeto Redley Garagem é formado pelo grafiteiro e fundador do Meeting of Favela (MOF), Kajaman, junto com o fotógrafo Fernando Schlaepfer da I Hate Flash (fotografia), ao lado do artista misto Nicolas Martins e do artista audiovisual Ronaldo Land (TV, cinema, fotografia e publicidade). As aulas também abordaram técnicas em fashionfilm, roteiro, arte urbana e instalação.

Esta é a terceira edição do projeto que dá espaço para a divulgação e formação de novos talentos artísticos com desenvolvimento de trabalho em diferentes meios de expressão. Além da exposição de todas as produções das oficinas, a exposição aberta ao público reúne centenas de artistas, estudantes e demais profissionais durante evento com programação musical.

Serviço: Redley Garagem / Exposição gratuita – 9 de outubro – com programação musical / Local: Galpão Ladeira das Artes – Cosme Velho – RJ / Horário: a partir das 16h / Grátis.