ASSINE
search button

Gisela de Castro lança dois livros em comemoração ao Dia das Crianças

Divulgação -
'Um voo sobre as capitais brasileiras' é lançado em comemoração ao Dia das Crianças
Compartilhar

Vamos pegar a maleta de viagem e passear pelo país. Essa é a proposta da coleção de cinco livros “Um voo sobre as capitais brasileiras”, escrito e produzido por Gisela de Castro que inaugura a Zucca Books, braço literário da Zucca Produções. E na semana das crianças em outubro, a autora vai autografar o livro, com direito a contação de histórias para a garotada, em duas livrarias cariocas: na Livraria da Travessa do Barra Shopping neste sábado (12) e na Blooks Livraria Botafogo no domingo (13). A autora estará lá autografando os livros para a garotada.

Macaque in the trees
Livro infantil de Gisela de Castro passeia pelas capitais brasileiras (Foto: Sabrina Paz/Divulgação)

O projeto gráfico veio da sugestão do amigo Daniel Whitaker e foi desenvolvido pelo designer Sérgio Campante, com a coordenação editorial de Lucas Bandeira de Melo. A autora – que acaba de receber a notícia de que receberá Menção Honrosa na categoria Literatura Juvenil no Concurso Internacional de Literatura 2019 da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro – contou com a valiosa orientação do editor e poeta Carlito Azevedo. Cada livro tem a forma de uma região do país, com artes de diversos ilustradores, misturando desenhos, fotografias, recortes e colagens.

Os livros dividem-se nas cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul – e todos foram cortados com faca especial de modo a formarem o mapa do Brasil, quando unidos, como se fosse um quebra-cabeça. Esse formato permite um contato com a geografia do país de forma lúdica, estimulando o interesse à leitura. A ideia é falar do Brasil com prazer e diversão, interligando a descoberta da leitura ao conteúdo cartográfico, com textos que enriquecerão o vocabulário dos jovens leitores, com jogos de rimas e conteúdos familiares a cada cidade, sempre sob a ótica da criança.

Macaque in the trees
'Um voo sobre as capitais brasileiras' é lançado em comemoração ao Dia das Crianças (Foto: Divulgação)

“São textos para serem lidos em família ou na escola. Queremos promover o intercâmbio cultural entre os estudantes, apresentando textos com assuntos do universo das crianças em cada região deste país tão diverso e plural”, explica a autora Gisela de Castro, que comemora 20 anos de carreira na arte – nos palcos e nos livros – como uma otimista empreendedora. O anterior trabalho literário voltado para crianças foi "A asa da borboleta e outras sutilezas", com ilustrações de Anna Bella Geiger.

Gisela criou “Um voo sobre as capitais brasileiras” com foco na garotada entre 10 e 12 anos, embora seja palatável para os menores lerem junto com professores ou responsáveis. Assim, traçou o projeto com poemas, muitas vezes rimados, para cada uma das 27 capitais brasileiras, em que cada história fala de algum personagem cujo nome começa por uma letra do alfabeto.

“Impus-me algumas regras para começar o jogo da escrita, brincando com os desafios que eu mesma inventava. Foi muito trabalhoso, porém mais divertido do que eu imaginava. Quem sabe possamos alcançar leitores em todo território brasileiro e até em outros países de língua portuguesa?”, almeja Gisela que, para essa jornada, convidou um ilustrador de cada macrorregião do país para dar forma ao projeto, com a propriedade de quem vê de perto as cores dos diversos territórios brasileiros.

Serviço:

Evento literário na Semana das Crianças / Livraria da Travessa Barra Shopping / Av. das Américas 4666 – Barra da Tijuca, RJ / 12 de outubro, das 16h às 18h / Valor do livro: R$ 64,90 / Telefone: 21 2430-8100.

Evento literário Na Semana das Crianças / Blooks Livraria – Botafogo / Praia de Botafogo 316 – Botafogo, RJ / 13 de outubro, das 16h às 18h / Telefone: 21 2237–7974.

Sabrina Paz/Divulgação - Livro infantil de Gisela de Castro passeia pelas capitais brasileiras