ASSINE
search button

Espetáculo "Procópio" fica em cartaz no Teatro Petra Gold até 26 de setembro

Divulgação -
"Procópio" propõe um exercício sobre o futuro e uma provocação sobre o nosso tempo e nossa história
Compartilhar

A peça “Procópio” volta ao Rio em sua quarta temporada. Desta vez, o palco do espetáculo que mostra uma discussão sobre a importância da arte na sociedade é o Teatro Petra Gold, no Leblon. “Procópio” fica em cartaz até 26 de setembro. Idealizado por Kadu Garcia e Paulo Giannini, que atuam e produzem o espetáculo, o texto de Carla Faour, também idealizadora desse projeto, é dirigido por Dani Barros.

Macaque in the trees
"Procópio" propõe um exercício sobre o futuro e uma provocação sobre o nosso tempo e nossa história (Foto: Divulgação)

A cena se passa no futuro, onde os moradores de uma praça são afetados por um “decreto” que muda a vida de todos – toda e qualquer manifestação artística está proibida. Neste contexto, dois estranhos se encontram no interior de um prédio abandonado, e a tensão da convivência forçada e suas opiniões divergentes sobre a ordem estabelecida provocam situações que vão revelando – com humor, poesia e humanidade – as mudanças na vida desses dois homens.

“Após a premiação de Galápagos, nosso outro texto, começamos a pensar em um novo projeto, dando prosseguimento ao nosso compromisso com a dramaturgia brasileira – elaborando mais um texto inédito para dois atores. Chamamos a Carla para escrever, acompanhando o fluxo de acontecimentos que atropelavam o Brasil, ouvindo as urgências que nos circundavam, e convidamos a Dani Barros para conduzir nosso destino em direção ao futuro criado pela Carla. E seguimos os dois no palco, mais uma vez, dando voz as nossas inquietações”, relembra Kadu.

A montagem propõe um exercício sobre o futuro e uma provocação sobre o nosso tempo e nossa história. Em cena, possíveis consequências na vida de dois homens que buscam sobreviver em meio à profunda aridez cultural. No nome do espetáculo, uma homenagem ao ator, diretor e dramaturgo Procópio Ferreira, considerado um dos grandes nomes do teatro brasileiro, que, em 62 anos de carreira, interpretou mais de 500 personagens em 427 peças.

“Quando começamos a nos reunir, tínhamos o desejo de falar sobre o momento político e cultural que estávamos vivendo. Achamos que seria mais eficaz nos descolarmos da realidade, para que pudéssemos enxergá-la melhor, dando um salto no tempo e imaginando um futuro. Desse desejo nasceu esta nossa ficção futurista, que se passa numa praça imaginária. Procurei falar sobre as dores dos personagens de forma bem-humorada e poética. A peça é uma provocação pra que a gente ria e reflita sobre um hipotético futuro do nosso presente”, reforça a autora Carla Faour.

Dani Barros, que estreou na direção em “Dançando no escuro”, baseado no filme do dinamarquês Lars Von Trier, ressalta suas escolhas cênicas. “Minha proposta é o foco no trabalho do ator, a partir da sua relação com o texto e com todos os elementos cênicos. São dois personagens num prédio abandonado e um convite ao exercício de pensar um futuro sem arte. Como diria Sotigui Kouyaté, um grande mestre das artes cênicas: ‘o teatro é o lugar onde vamos para esclarecer a visão’”, finaliza.

Ficha técnica: Autora: Carla Faour / Direção: Dani Barros / Elenco: Kadu Garcia e Paulo Giannini / Cenário: Fernando Mello da Costa / Figurinista: Bruno Perlatto / Iluminação: Renato Machado e Maurício Fuziyama / Direção musical: Rodrigo Marçal / Designer gráfico: Daniel de Jesus / Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Assessoria – Gisele Machado & Bruno Morais / Redes Sociais: Letícia Bueno / Direção de produção: Kadu Garcia e Paulo Giannini / Realização: Saravá Cacilda Projetos Culturais.

Serviço: Local: Teatro Petra Gold / Rua Conde de Bernadotte, nº 26 - Leblon, RJ / Datas e horários: Até 26/09, quinta-feira - 20h / Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia) / Duração: 60 minutos / Classificação Indicativa: 14 anos / Gênero: Comédia / Tel.: (21) 2529-7700.