PROGRAMA

Orquestra da Grota faz concerto gratuito no Parque das Ruínas nesse domingo

.

Por REVISTA PROGRAMA
[email protected]

Publicado em 25/11/2021 às 11:40

Alterado em 25/11/2021 às 11:40

A orquestra da Grota em espetáculo no Teatro Municipal de Niterói Foto: divulgação

A Orquestra da Grota atravessa a Ponte e se apresenta no próximo domingo (28) no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, Zona Sul do Rio. O grupo de Niterói é formado por músicos profissionais, todos professores e ex-alunos do Espaço Cultural da Grota (ECG), projeto de inclusão social pela música, que completa 26 anos em 2021.

Com repertório que transita entre o popular e o erudito, o espetáculo terá regência de Katunga Vidal. Os músicos da Grota apresentarão obras de Heitor Villa-Lobos, Elgar, Copland e Bach, além de arranjos de Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, e A Voz do morro, de Zé Keti. Aproveitando o clima de Fim de Ano, a Orquestra também interpretará a Rapsódia de Natal, de Fedor Vritancnik.

Criada em 1995, a Orquestra da Grota é um dos grupos abrigados pelo Espaço Cultural da Grota, que, além da sede em Niterói, atua em 18 núcleos próximos a comunidades carentes distribuídos pelas cidades de São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo. Ao todo, cerca de mil alunos são atendidos pelo projeto com aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta e percussão.

Com experiência internacional, a Orquestra já se apresentou nos Estados Unidos e em turnês pela Europa e América Central, além de concertos em diversas cidades brasileiras. O Espaço Cultural da Grota mantém outros quatro grupos musicais formados por alunos do projeto.

“Estamos muito felizes com a oportunidade de tocar no Parque das Ruínas, um local muito representativo da nossa cultura. Será uma grande satisfação para nós e, tenho certeza, também para o público”, afirma Katunga Vidal.

O concerto no Parque das Ruínas ocorre com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Governo Federal, com patrocínio da Águas de Niterói e Eletrobras.

Serviço: Concerto da Orquestra da Grota / Dia: domingo, 28/11/2021 / Hora: 16h / Local: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, Santa Teresa – Rio de Janeiro) / Entrada franca / Programa: Obras de Vivaldi, Villa-Lobos, Copland, Zequinha de Abreu e Fedor Vritancnik / Regência: Katunga Vidal.

Tags: