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Mauricio de Sousa lança nova história de Edu, personagem da Turma da Mônica, com doença rara, na Bienal do Livro

De forma didática e lúdica, revistinha aborda diagnóstico, tratamento e inclusão de crianças com Distrofia Muscular de Duchenne

Divulgação -
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A Sarepta Therapeutics, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras, e a Mauricio de Sousa Produções, lançam uma nova história de Edu, novo personagem da Turma da Mônica com doença rara, na XIX Bienal Internacional do Livro, que será realizada no Rio de Janeiro, de 30 de agosto a 8 de setembro. A revista será lançada neste sábado (31) a partir das 10h, pelo próprio desenhista, no estande MSP 60 anos. E no dia 8 de setembro, às 11 horas, Mauricio de Sousa autografará os gibis com o Edu, que serão distribuídos gratuitamente para o público da Bienal, no mesmo estande.

Macaque in the trees
(Foto: Divulgação)

É a terceira revistinha protagonizada por Edu, um menino de 9 anos com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética caracterizada pela deterioração muscular progressiva. A iniciativa faz parte do projeto “Cada Passo Importa”, desenvolvido pela Sarepta em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A nova historinha destaca especialmente o Dia Mundial da Distrofia Muscular de Duchenne (7 de setembro) e busca conscientizar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, de forma didática e lúdica.

Desta vez, os personagens da Turma da Mônica estão animados por participarem da mostra cultural da escola, enquanto seus pais assistem a uma palestra sobre DMD, realizada pela mãe de Edu em uma associação de pacientes. Assim como nas revistinhas anteriores, a famosa turminha reforça a integração do novo amigo em suas atividades.

A DMD ocorre em um a cada 5 mil meninos em todo o mundo. Com evolução rápida, pode levar à morte na adolescência ou no início da fase adulta. Daí a importância do diagnóstico precoce (facilitado por meio do exame de sangue chamado CK) e do tratamento adequado, para prolongar a qualidade de vida dos pacientes.

“O objetivo do projeto Cada Passo Importa é justamente conscientizar as pessoas sobre DMD e contribuir para promover inclusão, acolhimento e tratamento adequado aos pacientes. Mauricio e sua equipe conseguiram traduzir esta missão em histórias leves e educacionais ao mesmo tempo, o que é muito positivo para ampliar no conhecimento sobre esta doença no país”, afirma o diretor-geral da Sarepta, Fábio Ivankovich.

A empresa também participa da homenagem aos 60 anos da Mauricio de Sousa Produções, completados este ano, realizada por meio de um grande painel sobre a trajetória do cartunista e seus personagens na Bienal do livro.

Sobre a Sarepta: A Sarepta Therapeutics está agindo com urgência para desenvolver medicamentos genéticos de precisão para pessoas cujas vidas estão em risco por causa das doenças raras. A empresa está comprometida com essa missão, no sentido mais amplo e profundo da palavra. Com 25 medicamentos em estudos clínicos, representando três modalidades terapêuticas diferentes, inclusive terapias dirigidas ao RNA, terapia gênica e edição de genes. A companhia está avançando em um dos pipelines mais robustos do mercado. A unidade da Sarepta no Brasil foi aberta em Fevereiro de 2018. Tem como objetivo desenvolver medicamentos genéticos de precisão capazes de tratar e mudar a vida de 100% das pessoas elegíveis com distrofia muscular de Duchenne (DMD) e aplicar abordagens terapêuticas a outras doenças raras fatais, nas quais possa oferecer o máximo benefício.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções: A Mauricio de Sousa Produções é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a mais de 10 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.