ASSINE
search button

Chef mais famoso de Portugal é jurado de novo reality gastronômico da Globo

Compartilhar

Nome mais conhecido da gastronomia portuguesa na atualidade, o chef José Avillez, 39, é um dos jurados do “Mestre do Sabor”, novo reality show culinário da Globo, que vai ao ar às quintas-feiras à noite.

No comando de um “império” com 19 restaurantes, Avillez conquistou duas estrelas Michelin com o requintado Belcanto, em Lisboa. Em 2019, a casa foi escolhida o 42º melhor restaurante do mundo: um salto de 33 posições em relação ao ano anterior.

Um jantar no Belcanto com menu-degustação, harmonizado com vinhos, pode chegar a 200 euros (cerca de R$ 907).

Felizmente, José Avillez também tem uma série de restaurantes mais acessíveis, embora também muito badalados. Na capital portuguesa, ele inaugurou até um “bairro”.

O Bairro do Avillez, espaço de mais de mil m2 no Chiado, agrega quatro restaurantes: a Mercearia, com várias opções de petisco, a Taberrna, com porções mais generosas e pegada mais tradicional, o Páteo, especializado em peixe e frutos do mar, e o Beco, que mistura alta gastronomia e espetáculo.

Embora esta seja sua primeira incursão na televisão brasileira, o chef tem experiência de sobra nas telinhas portuguesas, onde apresentou dois programas de culinária.

“A grande riqueza de participar no ‘Mestre do Sabor’ foi não só trabalhar com ingredientes brasileiros, alguns desconhecidos para mim, mas sentir que estava a poder ensinar e também aprender todos os dias. Não tenho a menor dúvida de que o programa será um sucesso enorme, tanto aqui como no Brasil. Houve uma entrega enorme por parte de uma equipe muito grande”, disse Avillez, durante evento de lançamento da atração, em Portugal.

Para participar do programa global, Avillez conta que precisou “suavizar um pouco” o sotaque lusitano. Ele passou quase um mês no Rio de Janeiro se dedicando às gravações. Embora os finalistas do reality já estejam escolhidos, o vencedor ainda não está decidido. A final, ao vivo, acontecerá apenas em dezembro.

O PROGRAMA

Comandado pelo chef francês Claude Troigrois –veterano de programas culinários– e seu braço direito, Batista, “Mestre do Sabor” é uma competição culinária que vai avaliar as habilidades de 24 concorrentes. O vencedor leva pra casa um prêmio de R$ 250 mil.

O corpo de jurados é composto, além de Avillez, pelos chefs brasileiros Katia Barbosa e Leo Paixão.