A 70ª edição do Festival de Berlim divulgou a programação de sua tradicional Mostra Fórum que está celebrando sua 50ª edição. Em comemoração a esse aniversário – e numa acertada decisão – a mostra apresentará os filmes exibidos no ano em que foi fundada.
Trazer o programa de 1971 de volta à tela grande é uma forma também de lembrar uma época tão marcante na sociedade quanto na cultura. A relação entre os filmes, bem como seu contexto histórico e nossos dias atuais será o assunto de um dos painéis do programa.
Quando Ulrich, Rika Gregor e seus colegas fundaram o Fórum Internacional do Novo Cinema, estavam visualizando as muitas inovações da cinematografia da época e a necessidade de manter viva a história do cinema.
Os filmes feitos em países que ainda não tinham surgido no mapa mundial do cinema celebraram suas estreias em Berlim, assim como foram apresentados muitos trabalhos experimentais.
Hoje, vários filmes exibidos originalmente na Fórum constituem a peça central do arquivo de filmes independentes do Arsenal – Instititue for Film and Video Art, que é a única coleção do gênero no mundo.
Na programação, constituída por trinta títulos, estão verdadeiros clássicos do cinema mundial como “Reconstruction”, de Theo Angelopoulos (1970) – Grécia; “The Ceremony”, de Nagisa Oshima (1971) – Japão; e Obsessão, de Luchino Visconti (1943) – Itália, que é considerado precursor do movimento italiano do Neo realismo.
Confira a lista dos filmes que serão mostrados:
Reconstruction, de Theo Angelopoulos (1970) – Grécia
Angela Davis: Portrait of a Revolutionary, de Yolande du Luart (1971) – EUA / França
El Cuarto Poder, de Helena Lumbreras e Mariano Lisa (1971) – Espanha
The Passengers, de Annie Tresgot (1971) – Algeria
Eldriged Cleaver, Black Panther (1970), de William Klein – Algeria /França
The Ceremony, de Nagisa Oshima (1971) – Japão
The Great Chicago Conspiracy Circus (1970) – Canadá
The Big Mess, de Alexander Kluge (1971) – República Federal da Alemanha
I-Outside-Objects, de Klaus Bessau (1970-1971) – República Federal da Alemanha – curta-metragem
Mare’s Tail, de David Larcher (1969_ - UK
My Neighbours, de Mel Hondo (1971) – França
Monanganbee, de Sarah Maldoror (1969) – Algeria
Les mots ont un sens, de Chris Marrker (1970) – França
The Murder of Fred Hampton, de Howard Alk (1970) – EUA
It is not the Homossexual who is Perverse, but the Society in which he lives), de Rosa von Praunheim (1971) – Alemanha
Obssession, de Luchino Visconti (1943) – Itália
Ostia, de Sergio Citti (1970) – Itália
End of the Dialogue, de Antonia Caccia, Chris Curling, Simon Louvish, Nana Mahomo, Vus Make, Rakhetla Tsehlana (1970) – África do Sul
A Bonus for Irene, de Helke Sander (1971) – República Federal da Alemanha
Ramparts of Clay, de Jean-Louis Bertucelloi (1970) – França / Algeria
Something Self Explanatory, de Harun Farocki e Hartmut Bitomsky (1971) – República Federal da Alemanha
Happiness, de Alexandr Medvedkin (1935) - URSS
Sochaux: 11 Juin 68, de Bruno Mel, Groupe Medvedkine de Sochaux (1970) – França
Soleil Ô, de Med Hondo (1967) – França / Mauritania
Les trois-quarts de la vie, de Groupe Medvedkine de Sochaux (1970) – França – curta-metragem
W.R. – The Mysteries of Organism, de Dusan Makavejev (1971) – Yugoslavia
The Woman’s Film, de Newsreel Group (Judy Smith, Louise Alaimo, Ellen Sorin (1970) – EUA
Eyes do not want to close at all times or perhaps one day Rome will permit herself to choose in her turn (Othon), de Jean-Marie Strau e Danièle Huillet – República Federal da Alemanha