ASSINE
search button

'Sessão Vitrine' chega à Videocamp com oito filmes disponíveis para exibições públicas e gratuitas

Divulgaçao -
Rifle (2017), direção de Davi Pretto
Compartilhar

Você sabe o que é Videocamp? É uma plataforma online e gratuita que abre espaços para que produções audiovisuais alcancem o maior número possível de pessoas, por meio de exibições públicas que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, potencializando a formação de público e atuando como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento de um filme. A Videocamp pode ser acessado aqui.

Macaque in the trees
Rifle (2017), direção de Davi Pretto (Foto: Divulgaçao)

Neste mês de agosto, varando setembro, a Videocamp inaugurou uma página para a "Sessão Vitrine", do tradicional selo do cinema nacional, Vitrine Filmes, com oito filmes para exibições públicas e gratuitas. Os filmes são: Corpo Delito, A Cidade Onde Envelheço, Rifle, Jonas e o Circo Sem Lona, Taego Awã, Camocim, Paulistas e Lembro Mais dos Corvos.

Para Talita Arruda, coordenadora da Sessão Vitrine, "a parceria tem como objetivo expandir ainda mais a presença dos filmes após a estreia, possibilitando exibições coletivas para um público que não teve acesso aos cinemas". Mônica Bulgari, analista de projetos do Videocamp, ressalta: "O movimento de articular plataformas digitais na estratégia de distribuição de filmes aumenta a possibilidade de alcance das obras nacionais e dá fôlego para a consolidação da audiência dos filmes. Temos muito orgulho em fazer parte desta nova fase da Sessão Vitrine, que desde 2011 promove a formação de público do cinema brasileiro. Essa página especial reúne obras do audiovisual nacional de alta qualidade que ficarão disponíveis para exibições públicas e gratuitas para qualquer pessoa, de qualquer lugar do país".

A Sessão Vitrine é um projeto de distribuição coletiva, que ocupa diferentes salas de cinema pelo Brasil, e que zela pelo fortalecimento de um audiovisual descentralizado, que democratiza o acesso aos diversos filmes de sua curadoria – realizados em diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, com temáticas plurais e afirmativas. A edição de 2019 do projeto traz a novidade das estreias acontecerem simultaneamente nas salas de cinema e nas plataformas digitais, a partir da parceria com a Sofá Digital, maior agregadora de VOD (Vídeo por Demanda) da América Latina. Os filmes estão disponíveis para compra e locação no Apple TV, Google Play/YouTube Premium, Now e Vivo Play.

Confira, abaixo, o resumo dos filmes da Sessão Vitrine que estarão disponíveis para exibições públicas e gratuitas via Videocamp.

Corpo Delito (2017)

Direção: Pedro Rocha

Preso há oito anos, Ivan Silva ganhou o direito de sair da cadeia em regime semiaberto, mas pena para se adaptar à nova rotina. Apesar de estar livre da superlotação carcerária, continua preso a uma tornozeleira eletrônica e compartilha entre quatro paredes seu incômodo com amigos e familiares, impossibilitado de sair às ruas e fazer o que realmente deseja sem ter os passos vigiados pela polícia.

A Cidade Onde Envelheço (2016)

Direção: Marília Rocha

Uma jovem portuguesa decide deixar o país para morar no Brasil. Ela vai direto para a casa de uma amiga que também é portuguesa e que, há quase um ano, mora em Belo Horizonte. Por mais que tenha aceitado abrigá-la, a amiga está temerosa sobre como será o convívio entre elas, já que aprecia a solidão e a independência que dispõe.

Rifle (2017)

Direção: Davi Pretto

Um jovem com hábitos estranhos vive isolado com sua família em uma região rural e remota. Mas toda a tranquilidade do local é abalada quando um rico proprietário tenta comprar a pequena propriedade onde ele e sua família vivem. O jovem então começa a carregar sempre um rifle, de forma a defender seu território.

Jonas e o Circo Sem Lona (2015)

Direção: Paula Gomes

Com 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

Taego Awã (2016)

Direção: Marcela Borela e Henrique Borela

Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973.

Camocim (2017)

Direção: Quentin Delaroche

Uma jovem organiza uma campanha honesta durante as eleições municipais de Camocim de São Felix para eleger o candidato e colega. A cada quatro anos, a cidade no interior de Pernambuco tem sua tranquilidade interrompida pela euforia política do evento.

Paulistas (2017)

Direção: Daniel Nolasco

Através do olhar de três irmãos o documentário apresenta as transformações de Paulistas, região rural de Goiás. Eles se mudaram para Catalão, que fica na região urbana, deixando para trás a cidade onde nasceram.

Lembro Mais dos Corvos (2018)

Direção: Gustavo Vinagre

Durante uma crise de insônia, uma atriz transexual conta a história de sua vida através de um monólogo. A intimidade da personagem central é exposta através de relatos reais de resistência e autoaceitação.