Jornal do Brasil

CadernoB - Bem Viver - Saúde

A boa mesa contra o câncer

Pesquisa feita no Brasil e publicada nos EUA mostra poder dos alimentos contra doença. Nutricionista dá dicas preciosas para a prevenção

Jornal do Brasil , redacao@jb.com.br

Que a boa alimentação é um dos principais segredos para uma vida longa e próspera muita gente sabe. Mas alguns alimentos podem ajudar a prevenir e tratar de doenças específicas, como o câncer de cabeça e pescoço, como revela a pesquisas realizada em São Paulo, Vitória e Goiânia pelo Centro de Câncer do Hospital A. C. Camargo e inclusive publicada numa revista médica dos Estados Unidos.

Macaque in the trees
Verduras e frutas podem ajudar a prevenir e tratar doenças específicas (Foto: Pixabay)

Foi descoberto que tomate e frutas cítricas ajudavam a prevenir câncer de boca, por exemplo. Maçã e pera protegem boca e laringe, couve, brócolis e repolho são bons para laringe e faringe e cenoura e frutas (em especial a banana) contribuem para evitar câncer na faringe. Foram analisados paciente com e sem a doença.

“O consumo destes alimentos regularmente, pelo menos três vezes por semana, é extremamente benéfico. Alimentos podem e devem ajudar não só a garantir uma vida melhor como prevenir e, eventualmente, ajudar até na cura de doenças”, acredita a nutricionista Mônica Cecília Araújo, especialista no assunto.