Seminário comemora 80 anos do Museu Antonio Parreiras

A Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, através do Museu Antonio Parreiras (MAP), participa da 20a Semana de Museus, organizada pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio)

Foto: Leonardo Zulluh/Cultura Niterói
Credit...Foto: Leonardo Zulluh/Cultura Niterói

O seminário Museu Antonio Parreiras, 80 anos: trajetórias e perspectivas, na Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), será realizado nessa terça (17) às 14h.  Inaugurado em 1942, o MAP é um espaço da Funarj em homenagem àquele que é considerado um ícone do paisagismo brasileiro. É o primeiro museu brasileiro dedicado a um artista e, ao longo de 80 anos, tem contribuído para a valorização e a divulgação da trajetória e da sua obra, assim como para a pesquisa, a preservação e a comunicação de seu acervo.

Parte dessa trajetória e dos planos da instituição serão o assunto da palestra “Um museu em movimento: as perspectivas do MAP”, com Douglas Fasolato, coordenador de Museus da FUNARJ, e Fátima Gonçalves, da diretora do MAP.

 

Macaque in the trees
Quadro de Antonio Parreiras (Foto: divulgação)

 

Completam a mesa do seminário pesquisadores convidados para apresentarem temas ligados ao artista e ao museu. A começar pelo museólogo Cícero Almeida (Unirio), “Musealizando a vida: o museu sonhado por Antonio Parreiras”. Já a relação do pintor com a natureza será o assunto da palestra “As paisagens de Antonio Parreiras entre os séculos XIX e XX “, apresentada pela pesquisadora e curadora de arte Ana Cavalcanti (UFRJ).

Durante o seminário serão abordados outros dois gêneros de pintura do artista ao longo da carreira. Assim como as telas representando nus femininos, premiadas na Europa, serão abordadas por Ivan de Sá (Unirio) em “Algumas considerações sobre o nu feminino na obra de Antonio Parreiras”. Enquanto o professor Fábio Cerdeira (UFRRJ) apresenta a “Conciliação entre arte e história na pintura de Antonio Parreiras”.


Serviço: Seminário Museu Antonio Parreiras, 80 anos: trajetórias e perspectivas / Data: 17 de maio de 2022, às 14h. / Local: Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Prédio CCH, Auditório Paulo Freire. / Av. Pasteur, 458, Urca.



Fachada do Museu Antônio Parreiras, que fica na Rua Tiradentes, no Ingá, em Niterói
Quadro de Antonio Parreiras


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais