'Jornadas de Outubro' terminam nesse sábado

EAV Parque Lage realiza 6ª edição do evento ‘encorajando a criação de um mundo mais generoso’

Foto: Felipe Azevedo
Credit...Foto: Felipe Azevedo

Desde 2016, outubro é o mês que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) elegeu para repensar o mundo sob a perspectiva daqueles que carregam o arrojo das mudanças. Enquanto o Dia da Criança é festejado no Brasil pontualmente, as Jornadas de Outubro estendem a comemoração em formato online e presencial até o último dia do mês. Voltada para crianças de todas as idades, a programação gratuita reúne aqueles que a sociedade chama de “menores” e propõe atividades consideradas menos importantes dentro de um sistema de trabalho autoritário e capitalista. Todas as atividades presenciais acontecem ao ar livre, com inscrições prévias e vagas limitadas.

No ano de 2021, as atividades buscam construir pontes entre arte, natureza e cultura digital por meio dos gestos de "coletar", "imaginar" e "compartilhar". Para isso, a Escola convidou a artista carioca Äline Besourö a apresentar um recorte da sua pesquisa desenvolvida a partir das palavras “Sem Medo”. A partir do universo mitológico latino e afrodiaspórico, em fusão com os saberes da yoga, Äline Besourö dá origem a seres imaginários e reais, visíveis e invisíveis. O trabalho da artista está presente no Parque Lage na forma de uma intervenção em larga escala, na qual pode-se perceber a energia de criação radical que as crianças possuem – mesmo quando adultas. A proposta faz eco ao trabalho que originou o Parquinho Lage: “o nome do medo”, desenvolvido pela artista mineira Rivane Neuenschwander, com curadoria de Lisette Lagnado.

Até esse sábado (30), atividades online voltadas para todas as idades estão sendo transmitidas gratuitamente pelo canal da EAV Parque Lage no YouTube (bit.ly/eav_jornadas).

Para Yole Mendonça, diretora da instituição, a EAV vem trabalhando arduamente para elaborar em sua programação um ambiente sanitariamente seguro e encorajador: “importa lembrarmos por quais caminhos vimos, que tempo vivemos e, com as crianças, imaginar o futuro que realmente queremos. A floresta e os espaços ao ar livre redefinirão nossa forma de conviver.”

Com este argumento, a EAV instiga o público a construir um mundo mais justo e solidário: “a arte tem sido historicamente um importante espaço para o diálogo e a imaginação. Nas Jornadas, em alto e bom som, exercitamos o ar em nossos pulmões para gritar nossa coragem de construir um mundo mais justo e solidário. É preciso imaginar outros mundos, outros contornos e afetos para os seres vivos e o planeta, estabelecendo novas formas de conexão”, afirma Ulisses Carrilho, curador da escola livre.

Para Natália Nichols, Coordenadora de Ensino da EAV Parque Lage, as Jornadas de Outubro de 2021 retomam, de forma cuidadosa, a presença das atividades voltadas às infâncias na escola: "Acreditamos no exercício coletivo do livre imaginar como energia de regeneração e transformação. Coletando, construindo e compartilhando histórias, saberes e desejos em conexão com os nossos mundos. Por meio de oficinas, ocupações e vídeos que provocam a imaginação e o fazer, o nosso convite é para partirmos juntos sem medo de conhecer, imaginar ou errar."

A ocupação presencial por Äline Besourö ficará exposta até o dia 31 de outubro. Para visitar os ambientes fechados da EAV Parque Lage, basta agendar um horário gratuitamente pelo site

A realização das Jornadas de Outubro: Sem Medo foi possibilitada pelo apoio cultural da empresa Oi Móvel via lei de incentivo à cultura.

Confira o programa do dia 30

Divulgação de vídeos no canal da EAV Parque Lage no YouTube:

A partir do dia 16 de outubro, estão sendo veiculados quatro vídeos realizados por artistas convidados pela EAV no canal do YouTube da Escola.

Conectando saberes da floresta e práticas artísticas, pretende-se construir novos mundos, personagens e histórias num exercício de criação e coragem. O conteúdo foi pensado para que crianças de todas as idades se lancem nas histórias e atividades sem medo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais