CADERNOB

Dono de uma Palma de Ouro, Cantet mostra seu novo filme em San Sebastián

"Arthur Rambo", do aclamado cineasta francês Laurent Cantet, foi exibido nesse domingo (19) na 69ª edição do Festival de San Sebastian

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 20/09/2021 às 13:59

Alterado em 20/09/2021 às 13:59

Rabah Nait Oufella e Laurent Cantet na conferência de imprensa de 'Arthur Rambo' Foto: Alex Abril / San Sebastian Film Festival

Com roteiro escrito a três mãos por Cantet, Fanny Burdino e Samuel Doux, o filme é inspirado na história real de um jovem romancista parisiense cujo prestígio é destruído quando são descobertas mensagens que ele tinha publicado na internet, sob o pseudônimo de Arthur Rambo. São centenas de tweets racistas, antissemitas, homofóbicos, misóginos, que ele postou em anos anteriores.

Na verdade, o filme parte daí, mas não é apenas isso. Nenhum filme de Cantet é simples assim. A trama aborda liberdade de expressão, confronto entre culturas e a propagação do ódio pela internet. É na complexidade desse universo que Cantet mergulha no seu 8º longa-metragem, selecionado para o festival espanhol.

Por sinal, o conceituado diretor escolheu a realidade da vida como o tema principal do seu trabalho, procurando sempre abordar ou se inspirar em histórias reais que aconteceram ou podem vir a acontecer.

Já na sua estreia em longas, com “Recursos Humanos”, ele conta uma história ambientada numa fábrica em crise. O seguinte, “A Agenda”, impressiona com o drama de um homem que, ao ser demitido, perde suas referências. “Entre os Muros da Escola” – que lhe deu a Palma de Ouro em Cannes – provoca importantes reflexões sobre o valor da democracia, o respeito e os requisitos éticos do processo educativo.

Macaque in the trees
Rabah Nait Oufella em 'Arthur Rambo' (Foto: Foto:Handy Kara / San Sebastian Film Festival )

Em “Arthur Rambo” (interpretado brilhantemente por Rabah Nait Ouvella), o personagem é examinado meticulosamente pelo diretor que, seguindo a forma usual de seus filmes, procura não tomar partido ou julgar a pessoa retratada.

Como disse em entrevista ao JORNAL DO BRASIL – quando da exibição de “Entre os Muros da Escola”, no Festival de Nova York –, é importante que tudo em um filme seja verdadeiro, que seja praticamente uma ficção documentada e que haja o cuidado de não fazer julgamentos.

“Ao contrário, eu quero sempre mostrar as dificuldades de suas vidas. Na verdade, tenho uma grande empatia pelos retratados porque eu acho que todos nós temos um tipo de paradoxo de propagarmos o que pensamos e praticarmos, atos que depois não nos orgulhamos muito”, afirmou, filosofando que as coisas nem sempre são tão simples quanto podem parecer.

De fato, fica visível em “Arthur Rambo” que Cantet quis evitar uma abordagem compreensiva em excesso com o personagem, mas ao mesmo tempo procura não condená-lo.

Na conferência de imprensa após a projeção, com o cineasta e a equipe do filme, os temas giraram em torno das redes sociais, a memória digital, a cultura do cancelamento e os cuidados que precisam ser tomados.

Cantet iniciou sua fala dizendo que a simplificação das mensagens nas redes sociais é assustadora. “É algo inerente a elas e gera muita violência”, ressaltou.

“O twitter pode ser um lugar onde cada um pode fazer o que quiser, mas a memória digital sempre deixa um rastro”, complementou a produtora Marie Luciani.

Para Rabah, que vive o protagonista, a idade influi no nível de conscientização das pessoas.
“Aqueles que nasceram antes do advento das redes sociais, parecem mais conscientes dos seus riscos”, afirmou o ator de 29 anos.

Fazendo referência a um comentário sobre a empatia com o retratado, mas que não o exime das barbaridades que possa ter escrito, Cantet concordou, lembrando que o filme provoca uma reflexão sobre os riscos das redes.

“As palavras que se pensa escrever como uma brincadeira de poucos segundos têm um peso que não medimos, elas são escritas a preto no branco, como no mármore”, concluiu o talentoso cineasta que é um forte candidato a sair do festival com algum dos prêmios “Concha de Ouro”.

O San Sebastián é considerado o evento mais importante do mundo de língua espanhola e a ponte entre a indústria cinematográfica europeia e latino-americana. A edição 2021 começou sexta feira (17) e termina dia 25.

 

Tags: