Autor de ‘Bacurau’ é escolhido para compor júri oficial do Festival de Cannes

.

.
Credit....

O Festival de Cannes divulgou os nomes dos jurados que integrarão a 74ª edição da mostra competitiva oficial. Com o cineasta norte-americano Spike Lee, que presidirá o grupo, estarão mais oito membros, entre eles, o diretor, roteirista e produtor pernambucano Kleber Mendonça Filho, autor de “Bacurau”, que há dois anos ganhou o Prêmio do Júri no evento francês.

Ele estará ao lado de outros dois homens e cinco mulheres. As integrantes da maioria feminina são a diretora franco-senegalesa Mati Diop, a cantora e compositora francesa Mylène Farmer, a atriz e diretora americana Maggie Gyllenhaal, a diretora e roteirista austríaca Jessica Hausner e a atriz e diretora francesa Mélanie Laurent. Os atores Tahar Rahim (“O Mauritano”, exibido na Berlinale este ano) e Song Kang-ho (“Parasite”), da Coreia do Sul, completam o corpo de jurados.

Além de Mendonça Filho, outros brasileiros representarão o Brasil em Cannes. O cearense Karim Aïnouz terá seu documentário “O Marinheiro das Montanhas” exibido na Mostra Especiais. O cineasta retorna ao evento, onde em 2019 ganhou o prêmio da Un Certain Regard com “A Vida Invisível”. “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, estará na Quinzena dos Realizadores, tradicional paralela de Cannes. E a RT Features, de Rodrigo Teixeira, é uma das produtoras de “Murina”, da croata Antoneta Alamat Kusijanovic.

O Festival, que precisou ser cancelado ano passado por causa da pandemia, acontecerá de 6 a 17 de julho.