Festival comemora sucesso da 71ª edição e anuncia data da Berlinale 2022

.

Foto: Jan Windszus / Divulgação / Berlinale
Credit...Foto: Jan Windszus / Divulgação / Berlinale

O Festival Internacional de Cinema de Berlim foi encerrado com sucesso no último dia 20 de junho e, como amplamente divulgado, realizado em duas etapas: a primeira, de 1 a 5 de março, on-line e voltada para indústria cinematográfica e imprensa credenciada, a segunda – Especial de Verão, apoiada pelo Senado de Berlim, que deu ao público a chance de ver os filmes em tela grande.

Mariette Rissembeek e Carlo Chatrian, diretores da Berlinale, expressaram sua satisfação com os ótimos resultados alcançados.

“Estamos muito satisfeitos por conseguir realizar nosso plano de um evento de verão. Após meses de paralisação cultural, a Berlinale Summer Special foi realmente um sucesso total. A demanda foi excepcional e a atmosfera sempre entusiasmada e inspiradora. Agradecemos ao público, aos realizadores e aos cinemas de Berlim que participaram e cuja colaboração foi fundamental. Por último, mas não menos importante, agradecemos ainda à comissária federal para a Cultura e a Mídia, Monika Grütters, pelo financiamento adicional que tornou possível o conceito da Berlinale em duas fases”, ressaltaram Rissembeek e Chatrian.

Durante a programação, foram mostrados 126 filmes, com 193 exibições em 16 locais de Berlim. Foi construído também um cinema ao ar livre exclusivamente para os eventos, e que abrigou, além das premières mundiais, as cerimônias de abertura e entrega dos prêmios, incluindo os troféus de público.

Lembrando que um deles – melhor filme de Audiência da Panorama – contemplou o Brasil com a “A Última Floresta”, do paulista Luiz Bolognesi.

Mesmo com a pandemia, várias equipes de cinema – mais de 330 convidados – viajaram a Berlim para apresentar seus filmes e dialogar com o público.

A organização do festival também anunciou que a 72ª edição já tem data marcada: acontecerá de 10 a 20 de fevereiro de 2022.