CADERNOB

Festival de Berlim dá início à fase presencial

.

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 10/06/2021 às 11:07

Alterado em 10/06/2021 às 14:21

Atores Tahar Rahim e Jodie Foster em 'The Mauritanian' STX International / TOBIS

Como já noticiado, em face da Pandemia da covid-19, o Festival de Berlim 2021 está realizando sua 71ª edição em duas fases.

A primeira aconteceu de 1º a 5 de março totalmente on-line, quando foram escolhidos os filmes vencedores da mostra oficial, entre eles o Urso de Ouro que foi dado para “Bad Luck Banging or Loony Porn”, de Radu Jude (Romênia).

A segunda fase, que será presencial, abriu nessa quarta feira (9) numa cerimônia de gala. Devido à pandemia, foi realizada na famosa Ilha dos Museus de Berlim (ao invés do tradicional Palácio dos Festivais, como normalmente acontece).

A cerimônia foi conduzida pela apresentadora Hadnet Tesfai e teve a presença do prefeito de Berlim, Michael Müller, da Comissária Federal para a Cultura, Monika Grütters, e dos diretores da Berlinale Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, que incentivaram os convidados e o público a desfrutar os 12 dias presenciais do festival.

“Muitos aguardam ansiosamente pelos filmes da Berlinale, então decidimos não cancelar o evento e realizá-lo em duas etapas”, lembrou Rissembeek, complementada por Chatrian.

“Finalmente conseguimos! Não será exatamente como anunciamos em novembro passado, mas acho que ficou melhor assim”, comemorou o diretor.

Ao final, com drinks na mão para brindar o momento, declararam a 71ª edição oficialmente aberta.

Após o encerramento da cerimônia – e conforme anteriormente divulgado pelo festival –, foi apresentada uma sessão com o filme “The Mauritanian”, de Kevin Macdonald, selecionado para a Berlinale Special desta edição, juntamente com os cumprimentos virtuais do diretor e dos atores Jodie Foster e Benedict Cumberbatch, que integram o elenco.

O filme, baseado no livro de memórias “Guantánamo Diary”, do mauritano Mohamedou Ould Slahi, é a história real da luta pela liberdade de Slahi (Tahar Rahim), depois de ser detido e preso pelo governo dos EUA durante anos, sem nunca ter sido acusado formalmente de nenhum crime. Entre seus aliados está a advogada de defesa Nancy Hollander, interpretada por Foster.

O Especial de Verão – como esta segunda fase está sendo chamada pelos organizadores – irá até o dia 20, com exibições de 126 filmes para o público em 16 espaços ao ar livre da cidade.