Berlim exibirá filmes para público jovem

.

Sébastien Raymond
Credit...Sébastien Raymond

A Berlinale é o único grande festival internacional de cinema que oferece um programa voltado exclusivamente para menores de 18 anos, que integra a competitiva Geração e concede o Urso de Cristal.

A mostra, destinada ao cinema mundial de vanguarda, procura refletir as realidades, fantasias e desejos dos jovens. Além disso, também lança bases sólidas e sustentáveis para os futuros públicos do cinema.

Como já noticiado – e em face da Pandemia –, o festival neste ano foi previsto para ser realizado em duas fases: a primeira, que aconteceu de 1º a 5 de março, totalmente on-line e com exibições somente para a indústria e imprensa. E esta segunda fase presencial, que acontecerá de 9 a 20 de junho – intitulada Berlinale Summer Special –, com exibições ao ar livre e entrega dos Ursos aos vencedores.

O júri infantil da Geração – composto por pré-adolescentes – escolheu seus melhores filmes dos dois programas de competição da mostra: a Kplus e a 14-Plus.

Os filmes terão estreia presencial na Berlinale Summer Special, quando também serão entregues os Ursos de Cristal e Menções Especiais aos vencedores.

O Urso de Cristal da mostra competitiva Geração Kplus foi dado para “Beans”, de Tracey Deer – Canadá.

O filme tem por foco a reafirmação territorial e cultural indígena. Através de uma história de ritos de passagem, retrata um conflito entre os Mohawks e o governo canadense ocorrido em 1990, pelo olhar de uma pré-adolescente (interpretada por Kiawentijo), tal e qual era a cineasta Tracey Deer na época.

Ela se inspirou na própria experiência de ter vivenciado, aos 12 anos, a Crise Oka, como ficou conhecido o conflito entre as duas comunidades Mohawk – a da região e da cidade de Oka.

LISTA COMPLETA DOS PREMIADOS
JÚRI INFANTIL

Generation Kplus:
Urso de Cristal para o melhor filme da competição:
Beans, de Tracey Deer, Canadá

Menção especial:
Uma Escuela en Cerro Hueso (Uma Escola em Cerro Hueso), de Betania Cappato, Argentina

Generation 14plus:
Urso de Cristal para o melhor filme da competição:
Stop-Zemlia, de Kateryna Gornostai, Ucrânia

Menção especial:
Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke, Noruega


JÚRI INTERNACIONAL

O Júri Internacional da Geração – que havia se reunido no evento que aconteceu em março – também comparecerá ao Summer Special em Berlim para entregar os troféus aos premiados que foram os seguintes:

Geração Kplus

Melhor filme:
Summer Blur, de Han Shuai.

Menção especial
Una escuela en Cerro Hueso, de Betania Cappato que estará presente na estreia do filme no dia 11 de junho em Berlim.

Geração 14Plus
Fred Baillif por The Fam em 12 de junho.

Menção especial para o filme de animação Cryptozoo. O diretor Dash Shaw comparecerá à estreia em 11 de junho.