CADERNOB

A vida em um dia

Novo filme de Macdonald será lançado em Sundance

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 23/01/2021 às 11:38

Alterado em 23/01/2021 às 11:49

O diretor Kevin Macdonald Divulgação

“Life in a Day 2020”, de Kevin Macdonald, terá première mundial na edição 2021 do Sundance (de 28/1 a 3/2). O filme – que marca o retorno do diretor inglês dez anos após a estreia de “Life in a Day” na edição 2011 do festival – tem por tema outro dia na Terra: 25 de julho de 2020.

Realizado por YouTube Originals e a RSA Films de Ridley Scott, trata-se de um poderoso documentário compilado a partir de 15.000 horas de filmagens.

Como sabemos, a pandemia que assolou a humanidade tornou muito complicada a interação social. Os contatos pessoais foram considerados inseguros, o que levou à busca de novas formas de nos reunirmos. E é exatamente esse o cerne de “Life in a Day 2020”: um esforço coletivo, unindo indivíduos ao redor do planeta e criando um sentimento de conexão e pertencimento.

Para concretizar o projeto, os cineastas e o Youtube pediram a pessoas em todo o mundo que gravassem suas vidas para contar a história de um único dia na Terra. Com acolhida imediata, receberam mais de 300.000 inscrições, que inclui milhares de horas de filmagens de 192 países, em mais de 65 idiomas.

Macdonald combina magistralmente instantâneos aparentemente não relacionados em belas histórias de amor, de perda e de resiliência.

Os cineastas e o Youtube pediram a pessoas em todo o mundo que gravassem suas vidas para contar a história de um único dia na Terra

Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)
Macaque in the trees
. (Foto: Divulgação)

Durante um mês, o diretor revisou e selecionou o que de melhor foi enviado por usuários do Youtube e, em seguida, editou o documentário com as contribuições, todas filmadas na mesma data.

Em entrevista à "Variety", Macdonald disse que não quis se concentrar especificamente nas experiências das pessoas na pandemia.

“Não estamos tentando contar a história do Covid. Estamos apenas tentando mostrar a vida das pessoas. É sobre o que é importante na vida delas hoje”, ressalta o diretor.

O documentário foi selecionado para a mostra “Special Screenings” que, como diz o título, é uma seção destinada a projeções especiais. Após a estreia no Sundance, será lançado em 6 de fevereiro para o público em todo o mundo no canal do Youtube.