ASSINE
search button

Fundição Progresso faz web encontro Consciência Negra

Evento faz parte do projeto Fundição Multicultural 2020

Reprodução -
Detalhe do cartaz do evento
Compartilhar

Na próxima quinta-feira, dia 19, às 17h, a Fundição Progresso apresenta mais um Web Encontro transmitido pelo canal youtube. O tema é a Consciência Negra, que será discutida pelo jornalista Gilberto Porcidônio, pela curadora artística e consultora em inclusão e diversidade Michelly Mury, a psicóloga e psicanalista Luciana da Anunciação e o produtor e Dj Egil. A mediação será de Clarisse Miranda, que também ministra a oficina "Vamos falar de antirracismo", com duas aulas voltadas a alunos não negros, em que contextualiza o tema histórica e culturalmente. O encontro e a oficina fazem parte do projeto Fundição Multicultural 2020.

Michelly Mury é criadora da Alfazema consultoria estratégica em inclusão e diversidade para projetos culturais. Atualmente, é a Coordenadora Artística da Casa Natura Musical, uma das mais importantes casas de espetáculos de São Paulo. Também atua como curadora dos Festival Toca(RJ) e da Pipoca.Co (SP).

Luciana da Anunciação é psicóloga preta da Baixada Fluminense, graduada em Psicologia e Psicanalista em formação. Foi psicóloga jurídica pela SEAP -RJ, entre outras experiências na prática clínica, é coordenadora de Psicologia Clínica e Institucional do coletivo feminino projeto sociocultural @resenhadaspretas.oficial. tem certificações em Capacitação em Saúde Mental e Capacitação em Hipnose Transformacional.

Gilberto Porcidonio é repórter do jornais O Globo, Extra e Revista Época, e colunista do Coletivo Pretaria. É formado em Jornalismo e Ciências Sociais pela PUC-Rio, e especializa-se em cultura, humor e questões raciais. Desde março, tem promovido semanalmente, via instagram, a série de lives "Se o racismo acabasse hoje", onde sempre confabula, junto do convidado da vez, sobre uma realidade livre das amarras do racismo.

Dj Egil - Produtor Executivo da Banda Afrojazz há 8 anos e do Espetáculo Nina Viva em Homenagem a Cantora Norte Americana Nina Simone foi produtor da banda Fulano de que? e da Gafieira Estudantina. Atualmente é produtor de evento de Cultura Nordestina (Forró) e DJ da feira Sustentável na Fundição Progresso. No Parque das Ruínas, Egil realiza evento de Jazz nas Ruínas. É o Atual DJ da Banda Ayahuasca. Principais palcos. Leblon Jazz Festival (2012), Viradão Cultural Carioca – Palco Arpoador (2012), Niterói Jazz Festival (2013), Jazz da Pedra do Sal (2013 e 2014). Festival de Jazz da Fundição Progresso (2019) Baile do Sexteto Sucupira e DJ Egil na Varanda da Fundição (2020).

Clarisse Miranda começou no teatro aos 11 anos e integrou o curso profissionalizante do SATED no Retiro dos Artistas e o curso do Nós do Morro. Trabalhou como modelo, modelo-vivo e aos 23 se iniciou em produções de eventos, mas o caminho a direcionou para o trabalho como hostess, onde fez carreira por quase 15 anos, tendo trabalhado e produzido grandes festas para marcas nacionais e internacionais, como Louis Vuitton, NIKE, Coca-Cola, Amsterdan Sauer, Vogue, Adidas, entre outros. Lançou o livro ""Manual de Noção"", sendo entrevistada no Programa do Jô, Sem Censura, GNT e Encontro. Recebeu personalidades como Grace Jones, Madonna, Erykah Badu, Tom Cruise, Jean Paul Gaultier, Mario Testino, Spike Lee e outros. Atualmente é produtora e Mestre de Cerimônias do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e faz parte do Coletivo Sociocultural Resenha das Pretas, onde apresenta lives de estudo com temas variados sobre a negritude.

Macaque in the trees
Cartaz do evento (Foto: Reprodução)

Reprodução - Cartaz do evento