ASSINE
search button

Teatro Casa Grande faz aniversário com programação virtual de peças e debates

Facebook -
Montagem fotográfica retirada do Facebook do teatro
Compartilhar

Macaque in the trees
Montagem fotográfica retirada do Facebook do teatro (Foto: Facebook)

Para celebrar o marco de seus 54 anos, o Teatro Casa Grande aproveita a proximidade da data para lançar sua programação para o segundo semestre – pela primeira vez de forma inteiramente digital, pensada em parceria com a Lúdico Produções Artísticas. Entendendo as formas de relação estabelecidas pela pandemia de Covid-19, foram escolhidos espetáculos pensados e produzidos para as plataformas digitais, levando em consideração a nova realidade.

A grande estreia do projeto, batizado como Palco Casa Grande, será nesta terça (25), dia do aniversário, e será protagonizada por Pedro Paulo Rangel em um novo formato de seu monólogo “Sermão da Quarta-Feira de Cinza”. A primeira sessão será transmitida diretamente do palco no Leblon – e a temporada seguirá com apresentações da casa do ator. Em versão online, o ator interpreta trechos do texto de Padre Antônio Vieira e compartilha com o público suas lembranças das temporadas de sucesso da montagem dirigida por Moacir Chaves em 1994.

Ao revisitar o Sermão, Pedro Paulo Rangel discorrerá sobre a impermanência do ser humano, interpretando o pregador que tenta convencer a plateia de que "somos pó e ao pó um dia retornaremos" - ponto central do primeiro dos três Sermões da Quarta-Feira de Cinza. “Sempre me emociono com a sutileza, o alcance, a contemporaneidade de suas palavras, sobre a finitude e a vaidade humanas”, diz ele.

Paralelamente, o Casa Grande também prepara uma extensa programação de conversas, transmitidas através do Facebook e Youtube, que resgatam a tradição dos históricos debates por lá realizados.

Os convidados do projeto Casa Grande Debate serão recebidos pelo diretor artístico do teatro, Leonardo Haus, e conduzidos por um mediador a discutir assuntos de imprescindível importância nos dias de hoje. “Entendemos que é uma ação necessária, especialmente neste momento. É a nossa contribuição para que possamos dar voz, ouvir, participar e refletir sobre temas que costuram os nossos destinos, sejam eles no ambiente cultural ou em nossa vida em sociedade”, afirma.

A abertura se dá na sexta, dia 28, com a mesa “Arte, Cultura e Política”, encabeçada pelo cineasta Silvio Tendler e que contará com a participação da deputada federal Jandira Feghali, do deputado estadual Eliomar Coelho e do vereador Reimont para levar a discussão em diferentes esferas. A partir da semana seguinte, os encontros serão sempre às segundas e no dia 31 estão confirmadas as participações do deputado federal Marcelo Freixo e do antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares para tratar dos movimentos antifascistas.

Cada espetáculo ficará em cartaz por um mês, sendo que as duas primeiras semanas terão apresentações aos sábados, 20h; e domingos, 18h. Já as duas finais passam a ter sessões quintas e sextas, sempre 20h. Dessa forma, o público pode escolher a data que melhor se encaixa na sua rotina de quarentena.

Adaptações de “Segredo de Justiça”, de Andréa Pachá, e “The And”, de Claudio Gabriel e Isabel Cavalcanti já estão confirmadas na programação, assim como projetos de Karen Coelho e Ivan Sugahara. “Em um contexto de tantas crises, queremos estimular a produção, gerar oportunidades para artistas e técnicos, produzir conteúdo cultural de qualidade e estar perto do público”, explica a produtora Ana Velloso, idealizadora da Lúcio Produções, que embarca no projeto ao lado da sócia Vera Novello.

Os ingressos para as peças serão vendidos pela plataforma Sympla, em uma página especial. AQUI.  

Sobre o Teatro Casa Grande

Fundado em 25 de agosto de 1966, na Avenida Afrânio de Melo Franco, por Sérgio Cabral (pai), Moysés Fuks, Moysés Ajhaenblat e Max Haus (1935-2013), o Teatro Casa Grande foi palco de importantes montagens teatrais, como “O Mistério de Irma Vap” e “A Noviça Rebelde”, além de foco de resistência de artistas e intelectuais à ditadura militar. Foi lá, em 29 de julho de 1985, que o então ministro da Justiça do governo de José Sarney, Fernando Lyra, anunciou simbolicamente o fim da censura na chamada Nova República. Hoje, uma nova geração está à frente da gestão, composta por Silvia Haus, Leonardo Haus, Rodrigo Gerheim.

SERVIÇO

Palco Casa Grande

Sermão da Quarta-Feira de Cinza (com Pedro Paulo Rangel) /  Temporada: De 29/08 a 18/09 / 1ª e 2ª semana: Sábado, 20h; domingo 18h / 3ª e 4ª semana: Quinta e sexta, 20h / Estreia VIP - 25 de agosto (do teatro), 20h / Preço: R$ 25,00 (Vendas pela Sympla)

Casa Grande Debate

28 de agosto, 19h: Arte, Cultura e Política / Como o poder legislativo pode construir um enfrentamento para a crise do setor cultural? Quais os canais de diálogo com a sociedade para determinar prioridades na luta pela Cultura Brasileira? Quais outras frentes possíveis, a exemplo da Lei Aldir Blanc? / Participantes confirmados: Jandira Feghali, Eliomar Coelho e Reimont / Mediação: Silvio Tendler 

31 de agosto, 19h: Movimentos antifascistas / Por que surgiram tantos movimentos antifascistas no mundo e quais os desdobramentos possíveis para a sociedade? / Participantes confirmados: Marcelo Freixo e Luiz Eduardo Soares / Mediação: Regina Zappa

Onde assistir: https://www.youtube.com/c/TeatroCasaGrandeRJ

https://www.facebook.com/teatrocasagrande