ASSINE
search button

Netflix recebe 24 indicações ao Oscar, incluindo duas para melhor filme

Divulgação -
O Irlandês, produção da Netflix, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme
Compartilhar

A Netflix terá outra chance de roubar dos estúdios tradicionais de Hollywood o maior prêmio da indústria cinematográfica no Oscar, no próximo mês.

Dois filmes da Netflix, o épico de máfia "O Irlandês" e o drama sobre um divórcio "História de um Casamento", foram indicados nesta segunda-feira ao cobiçado prêmio de melhor filme que será entregue no dia 9 de fevereiro. A Netflix recebeu 24 indicações no total.

Macaque in the trees
O Irlandês, produção da Netflix, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme (Foto: Divulgação)

A gigante do Vale do Silício, que reinventou a televisão, vai lutar pela glória no Oscar contra estúdios centenários de Hollywood, incluindo a Universal Pictures, da Comcast, a Warner Bros, da AT&T, e a Columbia Pictures, da Sony.

O drama sombrio da Warner Bros, "Coringa" liderou as indicações, recebendo 11 no total. "O Irlandês", o épico da Primeira Guerra Mundial "1917" e o filme de Quentin Tarantino, "Era uma vez em Hollywood" receberam 10 cada.

Vencer o prêmio de melhor filme poderá melhorar a reputação da Netflix no ramo cinematográfico e dar-lhe novos motivos para se gabar na batalha cada vez mais competitiva pelos espectadores. A empresa começou a lançar filmes originais em 2015 e vem tentando construir um acervo de filmes de prestígio ao lado de dezenas de comédias, thrillers e filmes de ação.

Mas a pioneira do streaming irritou donos de cinemas ao insistir que seus filmes sejam exibidos em sua plataforma ao mesmo tempo, ou algumas semanas depois da estreia nos cinemas. As principais redes de cinemas se opuseram ao cronograma e se recusaram a exibir filmes da Netflix. A prática também forçou os membros da academia de cinema a debater como definir um filme.

No ano passado, "Roma", da Netflix, concorreu ao prêmio de melhor filme, mas não venceu.(Reuters)