Contracena

>>ficha teatral zécarlos machado, ator de ‘mente mentira’ como reagiu ao ver teatro pela primeira vez?? – encanto e espanto. era circo-teatro nos anos 60, e a peça era co ração de mãe .

O que o levou à carreira? – o lúdico.

O que o mantém nela? – possibilidades: do encontro, das amizades, das fricções, da superação, do compartilhar e da criação.

O pior espetáculo? – o que não estabelece comunicação.

O melhor? – mais recentemente, doze homens e uma sentença , em são paulo, antes da coisa toda começar , no rio, e in on it .

Diretor? – neste momento, eduardo tolentino de araujo, enrique diaz e paulo de moraes.

Ator? – genésio de barros, norival rizzo e fernando eiras.

Atriz? – kelzy ecard, patricia selonk e simone mazzer.

A melhor plateia? – a que ¨vê¨ e ¨ouve¨ .

A pior? – a que pensa que está em frente à sua tv.

Espetáculo inesquecível? – aldeotas , de gero camilo, e vau de sarapalha , do grupo piolim da paraíba.

Qual o verdadeiro jogo de cena? – o diálogo.

Quando o teatro vibra? – quando a comunhão acontece.

Quando é chato? – quando serve ao exercício do poder ou vitrine do ego.

Quando é transitório e quando é permanente? – transitório, quando está a serviço do entretenimento. permanente, quando toca a alma.

Como o teatro se torna possível na atualidade? – fé, esperança e muito, muito trabalho. cenas curtas com excursão pr evista para o brasil – rio, são paulo e belo horizonte – para o segundo semestre do próximo ano, sombras , montagem por tuguesa de ricardo pais, ex-diretor do teatro nacional são joão, do por to, reúne diversas meios, como canto, dança, vídeo, para capturar a “por tugalidade”.

A editora cosac naify lança, na coleção dedicada ao dramaturgo irlandês samuel beckett, a sua peça dias felizes .

O responsável pela tradução, fábio de souza andrade, estudioso do autor, faz uma comparação na sua análise do texto, da personagem winnie, a que vive o cotidiano tendo o corpo, pr ogressivamente, enterrado, com mitos gr egos.