Filha adotiva de Cartola, Creuza recuperou as composições e pediu que seu filho as completasse

Mestre Cartola deixou músicas incompletas, fiapos melódicos, trechos de letras, recuperados pela memória prodigiosa de Creuza.

Nos anos 80, ela gravou uma fita cassete com esse material e pediu ao filho que completasse as composições.

A ideia de Creuza era gravar um disco individual com elas.

Mas não deu: a mãe de Reizilan morreu em 2002 e apenas registrou duas dessas músicas – Serviço de roça e Por motivos de força maior – em um show realizado na Sala Sidney Miller.

Agora, surge a chance de todo o tesouro vir a público.

Gravado em abril do ano passado no Centro Cultural Carioca, no Centro, chega às lojas o DVD En contro de bambas , produzido por Reizilan para a mulher, a excelente cantora Rose Maia.

Nele estão, além das duas citadas acima, mais três canções inéditas de Cartola: Cruel e fingido , Flor da minha mocidade e Não faça isso .

– Foi muito difícil completar as músicas.

Muitas vezes não me senti à altura da tarefa.

Mas fui em frente, com coragem – conta Reizilan.

– De acordo com o que tinha nas mãos, tentava adivinhar o caminho que meu avô seguiria.

No caso de fazer uma segunda parte, com a primeira já pronta, foi mais fácil.

Serviço de roça é um típico samba rural, que se apoia no forte refrão: “Não há trabalho/ Que mulher não possa”.

Cruel e fingido apresenta as incríveis e surpreendentes caídas melódicas de Cartola e letra de temática amorosa: “Eu sei que estou pagando, eu sei/ Se outras fiz sofrer por mim”.

Antes de Reizilan, Nelson Sargento havia composto uma segunda parte para Motivo de força maior .

Mas, com a devida autorização de Sargento, uma outra letra foi escrita para a mesma composição.

Flor da minha mocidade também é puro Cartola, na levada para cima e no assunto da juventude perdida: “Minha querida, por ti darei a minha própria vida/ Tu és a minha felicidade/ Para surgir e sorrir/ A flor da minha mocidade”.

De tabela, o DVD de Rose Maia presta uma homenagem ao centenário de nascimento de Noel Rosa, com a inclusão de Rapaz folgado , Triste cuíca , Cansei de pedir , Com que roupa? e das únicas duas músicas que Noel fez com Cartola: Como é que eu posso? e Qual foi o mal que eu te fiz? Já gravado, apenas dependendo de distribuição comercial, Reizilan tem um CD, Desde criança sou Mangueira , no qual mostra seu talento de cantor e compositor (parcerias com Sérgio Natureza, Euclides Amaral, Marcos Quintanilha).

No disco, há participações especiais de Beth Carvalho na faixa-título, de Nelson Sargento em Meu samba é das rocas , e de Eliane Faria em Ensaboa , aquela que Creuza dividiu com Cartola no segundo LP solo.

Na última faixa, A nossa amizade , Reizilan relembra o dia em que quis ser parceiro do avô..