ASSINE
search button

Esperanças nas semanas de desfiles

divulgação -
Vestido inspirado na forma do New Look, com shorts por baixo, do inverno Dior (foto Brigitte Niedermaier)
Compartilhar

Macaque in the trees
Vestido inspirado na forma do New Look, com shorts por baixo, do inverno Dior (foto Brigitte Niedermaier) (Foto: divulgação)

A moda dá esperanças de volta ao mundo normal. Um pouco do tal novo normal, com apresentações online e a tentativa da semana com desfiles tradicionais, seguindo as ordens e recomendações das autoridades públicas e médicas.

A Federação da Alta Costura e da Moda de Paris anunciou que haverá semana de desfiles de primavera/verão de 28 de setembro a 06 de outubro. Ao contrário do que se espera nesta época de pandemia, será no formato tradicional, físico, com desfiles, plateia, modelos. Sem deixar de acrescentar a plataforma digital que será usada durante os desfiles masculinos, de 09 a 13 de julho. A Alta Costura em princípio está marcada para 06 a 08 de julho, ainda sem agenda nem formato.

Paris na Itália

Antes destes eventos, a Dior mostra a coleção Cruise (de alto verão) sem público na praça do Duomo, na cidade de Lecce, na região de Puglia, na Itália. Maria Grazia Chiuri, designer da marca, cumpriu a quarentena em Roma, voltou para os ateliês de Paris e anunciou este lançamento. A escolha por Puglia se dá pela paixão pelo artesanato local. “Algo que era muito importante para mim era transmitir quanto valor de artesanato há na Puglia e como é importante, especialmente para as gerações mais jovens”, diz Maria Grazia em entrevista ao site Now Fashion. “Somos uma empresa que trabalha com pessoas em todo o mundo e muitos dependem do nosso trabalho”. Entre as técnicas locais está o tombolo, um tipo de rendado bordado.

Macaque in the trees
Trenchcoat com bolsa estilo sela com Jennifer Lawrence de modelo da Dior (foto Brigitte Niedermaier) (Foto: divulgação)

Como cenário, além da beleza do local, haverá as esculturas de luz assinadas pela artista visual Marinella Senatore, que farão parte da apresentação, que acontecerá ao vivo, sem platéia.

Nova York não confirmou o formato da sua semana em setembro. Milão será de 14 a 17 de julho, em formato online e digital. Há dúvidas sobre o alcance deste tipo de apresentação: a semana de Londres obteve pouca repercussão com suas coleções pela internet.

Mais uma vez, Paris prima pela audácia.

Macaque in the trees
Pátio do Duomo, na cidade de Lecce, na região da Puglia, onde será o desfile Cruise da Dior (foto Antonio Maria Fantetti) (Foto: divulgação)

divulgação - Vestido inspirado na forma do New Look, com shorts por baixo, do inverno Dior (foto Brigitte Niedermaier)
divulgação - Trenchcoat com bolsa estilo sela com Jennifer Lawrence de modelo da Dior (foto Brigitte Niedermaier)
divulgação - Pátio do Duomo, na cidade de Lecce, na região da Puglia, onde será o desfile Cruise da Dior (foto Antonio Maria Fantetti)