ASSINE
search button

Costa Leste x Costa Oeste na semana de moda americana

Reuters/Idris Solomon -
Em preto e branco, look longo da Tory Burch, com bolsa de alça dupla
Compartilhar

As agendas fashionistas marcaram a semana de Nova York de seis a treze deste mês de fevereiro. Na hora de conferir a programação, aconteceram alguns sustos e decepções. Primeiro, porque os desfiles da Costa Leste coincidiram com a cerimônia do Oscar, na Costa Oeste, Seis horas e meia de voo, impossível pretender ir e vir no mesmo dia, sem contar o fuso horário de três horas a mais. A outra decepção foi a ausência de marcas importantes: Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Jeremy Scott caíram fora da semana novaiorquina. Seria surpreendente, não fosse o currículo e o fato de morar em L.A. que o designer/diretor de cinema Tom Ford, decidisse desfilar em Los Angeles. Logo ele, que é o chefão de OFDA (Council of Fashion Designers of America ou Conselho de designers de moda da América)! Atualmente, Tom Ford é o nome que mais veste as atrizes no tapete vermelho.

Macaque in the trees
Quimono com mix de estampas sobre calça quadriculada, de Badgley Mischka (Foto: divulgação)

"Há uma excitação em Los Angeles no fim de semana do Oscar, a relação entre cinema e moda é muito forte", justifica Tom Ford, que usou como referência uma foto de Bob Richardson de 1967 mostrando o Barão Alexis De Waldner and Donna Mitchell compartilhando um cigarro, provavelmente de maconha. "Para mim, isto é muito L.A.", comentou para o NowFashion

Os que desistiram

Ralph Lauren, que mostra a coleção há 50 anos em NY, decidiu fazer a apresentação em abril. Tommy Hilfiger adiou para o dia 16 de fevereiro a coleção em colaboração com o piloto Lewis Hamilton durante a semana de Londres, na galeria Tate Modern. Jeremy Scott pretende voltar a desfilar em Paris, durante a semana de Alta Costura em julho.

Quem ficou

Enfim, quem acompanha a NYFW ainda pode contar com as coleções de designers baseados na cidade, como Marc Jacobs, Michael Kors, Carolina Herrera, Oscar de la Renta, Tory Burch, Jason Wu, Proenza Schouler and Prabal Gurung.

Alguns destaques da semana são os quimonos longos da dupla Mark Badgley e James Mischka, inspirados pelos Beatles, as alfaiatarias de Tory Burch. E claro, a sensualidade da coleção de Tom Ford.

Macaque in the trees
Longo rendado transparente desfilado em Los Angeles por Tom Ford (Foto: Kyle Grillot/Reuters)

divulgação - Quimono com mix de estampas sobre calça quadriculada, de Badgley Mischka
Kyle Grillot/Reuters - Longo rendado transparente desfilado em Los Angeles por Tom Ford