Os anos 1980, representados pela marca Yes, Brazil, foram vistos em homenagem da grife The Paradise na noite de quinta-feira, no Hotel Fairmont, em Copacabana. O que poderia ser um simples desfile com referências à moda criada por Simon Azulay, pai de Thomaz Azulay, designer e sócio de Patrick Doering na The Paradise, virou um show impecável, muito além da moda.
Celulares a postos
Não faltaram motivos para a plateia levantar os celulares. A começar pela estrela da noite, a apresentadora Xuxa Meneghel, que antes do desfile afirmou sua paixão pelas criações da Yes.
“No dia em que assinei o contrato com a TV Globo, saindo da TV Manchete, já estava de Yes Brazil da cabeça aos pés. A famosa botinha amarrada, uma das marcas do meu figurino, era da Yes. Fez tanto sucesso que a Grendene fez igual, em plástico. Sempre adorei desfilar para o Simon, ele me perguntava no camarim se podia tirar o forro, rasgar, abrir decote das minhas roupas. Eu topava, era o máximo”.
Xuxa vestiu dois looks, queria ter vestido todos, “com bainha quatro centímetros abaixo da pepeca, como eu usava” segundo ela. Mas dividiu a passagem pela borda da piscina do Fairmont com modelos dos anos 1980. Veluma, famosa pela performance nos desfiles, Pedrinho Aguinaga, na época considerado o homem mais bonito do Brasil, Carla Barros, eleita a melhor modelo nos anos 1990, Walter Rosa, um dos melhores modelos masculinos da época. E Monique Evans, que começou nas passarelas do Copacabana Palace vestindo as coleções da Yes. Neste show, de tailleur assimétrico em estampa barroca, levantou os celulares quando beijou a companheira Cacá Werneck.
Moda homenagem e referência
As peças originais da Yes, Brazil estavam expostas, junto com um grande acervo de fotos de desfiles da marca nos anos 1980. Na borda da piscina passou a coleção da The Paradise, um belo conjunto de roupas inspiradas nas estampas e cores preferidas por Simon, pai de Thomaz. Os pássaros, araras, flores, folhagens tropicais, elementos barrocos e abstrações coloridas e bordadas estão lá na loja da rua Garcia d´Ávila, uma perfeita mistura dos anos 1980 e 2019.
A trilha sonora
Modelos famosos e coleção inspirada na grife homenageada já seriam bons trunfos do Thomaz e Patrick. E ainda falta comentar sobre a música, fator fundamental em um desfile de moda: a plateia teve o privilégio de assistir a pocket shows da Blitz, de Pepeu Gomes e Gilberto Gil, que desfilou de túnica com toques dourados e se apresentou com João, José e Francisco, os três filhos que formam a banda Os Gilsons.
Uma noitada festiva que mostrou ser possível celebrar o Rio de Janeiro (que continua lindo, como cantou Gil), um criador original e ao mesmo tempo propor novas ideias de moda. Como no céu sobre o desfile, que ao mesmo exibia a Lua cheia, um clássico romântico como imagem e um drone, a modernidade documentando para o Futuro.