Butantan vai produzir vacina atualizada contra variante da gripe que escapa do imunizante atual

...

Foto: Folhapress / Lucas Lacaz Ruiz
Credit...Foto: Folhapress / Lucas Lacaz Ruiz

Em janeiro de 2022, o Instituto Butantan, em São Paulo, começará a produzir uma versão atualizada da vacina contra a gripe que engloba a nova variante Darwin, da cepa H3N2, que vem gerando aumento de casos no país por escapar do imunizante existente.

"O Ministério da Saúde informa que acompanha com atenção o aumento de casos de Influenza em alguns estados. Neste momento, a pasta avalia as evidências científicas em relação a eficácia da vacina utilizada na campanha deste ano para a prevenção da nova cepa circulante", informou o governo federal em nota.

O ministério ressaltou que já "iniciou as tratativas" com o Butantan para adquirir o imunizante atualizado para o próximo ano.

Segundo o Butantan, a fabricação da vacina começou em setembro e será atualizada com as recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul contra a variante da H3N2.

A epidemia do vírus da gripe foi registrada no Rio de Janeiro no início dezembro e já afeta São Paulo e outros estados do país.

A H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza, de rápida transmissão e com um período de incubação de dois a três dias. Ele provoca sintomas como febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse, podendo em alguns casos ocorrer vômito e diarreia.

A cepa foi detectada pela primeira vez em Hong Kong, mas uma nova mutação foi identificada no meio do ano, na Austrália. A variante foi batizada de Darwin em referência à cidade em que ela foi sequenciada. (com agência Sputnik Brasil)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais