SAÚDE

Emirados Árabes Unidos aprovam vacina Sputnik V em procedimento acelerado

As autoridades dos EAU anunciaram nesta quinta-feira (21) o registro da vacina russa Sputnik V para utilização no país, segundo Fundo Russo de Investimentos Direitos (RFPI, na sigla em russo)

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 21/01/2021 às 08:54

Frascos da vacina Sputnik V Sputnik / RFPI

"RFPI anuncia a aprovação da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus pelo Ministério da Saúde e Prevenção dos EAU. A vacina Sputnik V foi registrada nos EAU em procedimento acelerado baseado nos resultados da terceira fase dos testes clínicos na Rússia, com participação de mais de 33 mil pessoas", ressaltou o fundo russo.

Atualmente, os EAU continuam realizando a terceira fase dos testes clínicos com a Sputnik V sob vigilância do Ministério da Saúde e Prevenção dos EAU, junto com o Departamento de Saúde de Abu Dhabi, com participação de 1.000 pessoas até então. A empresa Abu Dhabi Health Services Company SEHA, é responsável pelos protocolos médicos.

"Os EAU são uns dos principais parceiros da Rússia no Oriente Médio. Valorizamos muito a cooperação com organizações regulatórias dos EAU e celebramos a aprovação da vacina Sputnik V. O RFPI busca ajudar os Emirados Árabes Unidos a conseguir o acesso à segura e eficaz vacina russa contra o coronavírus, criada na base da plataforma testada e bem estudada dos vetores de adenovírus de seres humanos. A decisão de incluir Sputnik V na pasta nacional das vacinas dos EAU é um passo importante para a proteção da população através de uma das melhores vacinas do mundo", expressou Kirill Dmitriev, diretor-geral do RFPI.
Os testes clínicos estão sendo realizados nos EAU graças à cooperação do RFPI com o fundo Aurugulf Health Investment e com a farmacêutica Pure Health, que são parceiros distribuidores da vacina.

As autoridades dos EAU já aprovaram o uso da vacina da Pfizer/BioNTech, além da vacina da chinesa Sinopharm. A vacinação contra covid-19 foi iniciada nos Emirados Árabes Unidos em outubro de 2020.

A vacina Sputnik V já foi registrada para uso emergencial na Argentina, Bolívia, Sérvia, Hungria, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai e Turcomenistão, sem contar na Rússia e Bielorrússia. As entregas aos EAU vão ser realizadas pelos parceiros internacionais do RFPI na Índia, China, Coreia do Sul e outros países.