Publicidade

Johnson & Johnson suspende testes de vacina após paciente ficar doente

'Devemos respeitar a privacidade desse participante. Também estamos aprendendo mais sobre a doença', diz comunicado do laboratório

Reuters/Andrei Rudakov
Credit...Reuters/Andrei Rudakov

A Johnson & Johnson anunciou que está interrompendo seus testes clínicos da vacina contra o novo coronavírus porque um dos voluntários exibiu sintomas "inexplicáveis" durante os testes.

A companhia farmacêutica norte-americana anunciou o início da terceira fase de testes de sua vacina contra a covid-19 no último dia 23.

"Nós pausamos temporariamente a dosagem adicional em todos os nossos ensaios clínicos da vacina contra covid-19, incluindo o ensaio de fase 3 ENSEMBLE, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo. Seguindo nossas diretrizes, a doença do participante está sendo revisada e avaliada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados (DSMB) independente do ENSEMBLE, bem como por nossos médicos clínicos e de segurança internos", disse a empresa por meio de um comunicado divulgado nessa segunda-feira (12).

De acordo com a nota, os ensaios clínicos são controlados por placebo, por isso ainda não está claro se o participante em questão recebeu o tratamento real ou não.

"Devemos respeitar a privacidade desse participante. Também estamos aprendendo mais sobre a doença desse participante e é importante ter todos os fatos antes de compartilhar informações adicionais."
A terceira fase dos testes da vacina da Johnson & Johnson está sendo realizada com cerca de 60 mil voluntários em diferentes países, como Estados Unidos, México e Brasil.(com agência Sputnik Brasil)