Hidratação é fundamental para saúde

Médicas alertam para a importância da ingestão de água e de uso de hidratantes corporais

Pixabay
Credit...Pixabay

A hidratação do corpo é muito importante para várias funções do organismo. “Em média o recomendado de ingestão de água por dia é entre 1,5 a 2 litros. Mas depende do peso de cada paciente. O cálculo é de 35 ml multiplicado pelo peso corporal”, alerta a médica especialista em nutrologia, Dra. Vanessa Vargas, Pós-Graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrólogos) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Dra. Vanessa explica que hidratar bem ajuda a garantir o bom funcionamento das células e o transporte de todos os nutrientes pelo organismo, “além de auxiliar na eliminação de toxinas. Isso oferece mais disposição, aumenta a imunidade e melhora a memória. O consumo recomendado de água por dia também aumenta a atividade do sistema nervoso e eleva o nível de energia gasto, o que auxilia no controle de peso. Beber água também ajuda a manter a saciedade”, detalha a especialista em nutrologia.

“Além da ingesta diária de água é importante para a saúde e para hidratação do corpo o consumo de frutas. Água de coco, suco de frutas e consumo de frutas ricas em água como melancia, laranja , pêra é muito positivo para a nossa saúde. Fundamental dizer que as frutas são fontes ricas em vitaminas e minerais”, destaca Dra. Vanessa.

A dermatologista Dra. Regislaine Miquelin, que tem Título da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, dá uma dica para manter a boa hidratação diária: “tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos. Se 2 litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Evite, porém, bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais”, reforça Dra. Regislaine.

A água é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da pele. “Ela reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade. Isso ajuda a atrasar a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas, já que mantém a pele bem hidratada e brilhante. Para a pele macia e flexível, beber uma quantidade adequada de água é mais importante do que a aplicação de cremes tópicos muitas vezes, pois eles sozinhos sem uma ingesta hídrica eficiente muitas vezes não trazem o resultado esperado”, afirma Dra. Regislaine.

Para a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, é importante também para a saúde e beleza da pele aplicar produtos que mantenham a pele hidratada. “Hidratantes à base de ácido hialurônico são uma boa opção, pois ajudam a reter água na pele. Também gosto muito de borrifar a água termal para hidratar e refrescar a pele. Outros exemplos são: tônicos hidratantes e água micelar”, destaca Dra. Fabiana.


Fontes:
1- Dra. Vanessa Vargas Ferreira, Nutróloga, CRM 5263119-1

 

2- Dra. Regislaine Souza Miquelin, Dermatologista, CRM 130.198

3-Dra. Fabiana Seidl, Dermatologista, CRM RJ 5287852-9