Cuidados redobrados com pernas e varizes no verão

Especialista dá dicas para rotina

Foto: reprodução
Credit...Foto: reprodução

É frequente a reclamação das pessoas sobre pernas inchadas e cansadas no verão. O assunto merece atenção e uma consulta com um médico angiologista para avaliação e exames, se necessário.

“O calor excessivo do verão brasileiro pode agravar ainda mais os quadros de varizes. Isso acontece porque as altas temperaturas induzem o processo de vasodilatação, tornando as veias maiores e mais relaxadas”, explica Dra. Vanessa Vargas Ferreira, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.

“Ao observar constantes desconfortos na perna, com ou sem dor, recomendo buscar consulta com angiologista para investigação da causa”, alerta a médica.

Para amenizar esses quadros de inchaço ou desconforto nas pernas, sobretudo no verão, Dra. Vanessa apresenta cinco dicas que irão promover grande diferença na rotina diária:

1- Praticar atividade física regularmente. Uma boa caminhada ajuda a bombear o sangue de volta ao coração e assim diminuir a sensação de peso e cansaço;

2- Deixar as pernas para cima com a ajuda de almofadas por mais ou menos 20 minutos, diariamente;

3- Beber bastante água;

4- Evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas;

5- Manter uma alimentação balanceada (com consumo de abacate,acelga, couve, frutos do mar, nozes, amêndoas, semente de abóbora) - isso é fundamental para ter boa saúde.

“Essas dicas amenizam o desconforto no verão e contribuem para reduzir as dores e inchaços das pernas ”, destaca Dra. Vanessa Vargas.

Fonte: Dra. Vanessa Vargas Ferreira / Angiologia e cirurgia vascular / CRM 5263119-1 / RQE 13731 RQE 13732 ( Título de Especialista) / Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro/ SBACV/RJ / Título de Especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pela AMB / Pós- Graduação em Angiologia na Santa Casa de Misericórdia São Paulo / Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Força Aérea do Galeão /  Residência Médica em Cirurgia Vascular no Hospital de Força Aérea do Galeão / Especialização em Cirurgia Endovascular pelo Hospital Samaritano/SP chancelado pela SBACV / Pós-Graduação em Ecografia Vascular pelo IMEDE.