BEM VIVER

O papel da sociedade para um Brasil mais sustentável

.

Por Virginia Villaescusa Vaamonde

Publicado em 23/01/2021 às 12:10

Alterado em 23/01/2021 às 12:10

Virginia Villaescusa Vaamonde Divulgação

A Floresta Amazônica tem um papel fundamental no equilíbrio climático de todo o nosso planeta. Apenas para termos uma breve noção de sua grandeza, só em espécies são 30 mil plantas, 3 mil peixes e 1,3 mil aves. Além disso, o chamado pulmão do mundo freia o aquecimento global, pois é uma imensa fonte de captação e estoque de carbono.

Mesmo tão imprescindível para nosso ecossistema, infelizmente, esta floresta, assim como o Pantanal, vem sofrendo. Portanto, sua conservação torna-se um dever de todos nós, ou seja, sociedade, empresas e poder público, engajados a proteger a biodiversidade do planeta.

Assim, nos deparamos com um questionamento prático: o que, de fato, precisamos fazer diante deste cenário? Pensar, por exemplo, em boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), tema que teve enorme repercussão nesse momento de pandemia em que vivemos, que abrangem ecossistemas, priorizam pessoas, diminuem o impacto ambiental sem perder a viabilidade econômica. Enfim, qual seria o foco?

Para responder a essa questão, cito a atuação da GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação. Em 2015 criamos o Programa Sustentabilidade em Código, com o objetivo principal de elevar o tema sustentabilidade a um nível estratégico, integrando-o ao nosso core business que é a automação e os padrões GS1, além apoiar a nossa gestão e disseminar para os nossos diversos parceiros e associados a importância do desenvolvimento sustentável como o caminho ideal para um futuro melhor para as próximas gerações.

Também nos posicionamos para contribuir com o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e a serem alcançados até 2030. Dentre os 17 ODS contribuímos diretamente para o cumprimento de 14 deles.

Em relação ao aspecto ambiental, que permeia não apenas o Bioma Amazônico, mas todos os demais biomas do país e do mundo, cito o Projeto Código Verde - um case inovador em termos globais, que automatizou a gestão e o processo de rastreabilidade do viveiro de plantas do Legado das Águas, maior reserva privada de mata atlântica do país.

Nosso objetivo principal nesse projeto foi demonstrar para a sociedade que é possível contribuir para a conservação da natureza por meio da integração com a tecnologia.

Em relação ao tema rastreabilidade, reforço a atuação da GS1, que desenvolveu a metodologia global GTC (Global Traceability Conformance) e que pode ser aplicada em diversos setores, inclusive em iniciativas com viés de sustentabilidade.

A sociedade, a começar pelos consumidores, está mais exigente sobre os produtos e serviços. E a rastreabilidade é uma poderosa ferramenta que beneficia toda cadeia produtiva realizada de forma sustentável, gerando informações confiáveis e transparentes para todos, inclusive para o meio ambiente.

Assim, entendo que usar a tecnologia a favor da conservação do planeta, a exemplo da Amazônia, e em seus vários âmbitos, é missão de todos nós. O chamado é para todos, associações setoriais ou multissetoriais, para empresas privadas e para a sociedade civil.

Transformar o mundo que vivemos por meio de inovação, tecnologia e automação, impactando positivamente pessoas e natureza, é uma causa fundamental e parte da essência da GS1 Brasil.


Virginia Villaescusa Vaamonde é CEO da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação