Votorantim abre inscrições para Trainees 2017

A Votorantim abre no dia 18 de julho as inscrições para o seu Programa Trainee 2017.

As inscrições poderão ser feitas até 22 de agosto pelo site: www.produzindofuturos.com.

Este ano, as vagas serão na holding Votorantim S.A., gestora de investimentos da companhia, na Votorantim Cimentos e na Votorantim Energia. Em 2016, a Votorantim entrou no ranking das Melhores Empresas para Começar a Carreira, da revista Você S/A, e o seu processo de seleção de trainees foi considerado um dos melhores do país pelos jovens, segundo a consultoria 99Jobs.

O Programa Trainee 2017 está aberto a jovens formados entre dezembro de 2014 e dezembro de 2016 e não há restrição de cursos superiores para as inscrições. “O Programa Trainees é uma das principais portas de entrada para jovens na Votorantim”, diz Nilma Ribeiro, head de desenvolvimento humano e organizacional da holding. “Como o programa prevê uma capacitação específica para o jovem profissional, que pode acelerar a sua carreira, as vagas de trainee são bastante disputadas”, completa Nilma.

Um diferencial da seleção de trainees pela Votorantim é o envolvimento direto dos executivos da companhia nas etapas de seleção dos candidatos. “Aqui os jovens têm a oportunidade de conhecer os seus futuros gestores e os diretores da empresa ainda durante o processo de seleção, podendo questioná-los a respeito das oportunidades que terão e tomar uma decisão bem mais embasada”, diz Nilma.

Para a companhia, esse processo envolvendo diretamente a liderança permite uma maior assertividade na seleção dos trainees, apontando os que mais se identificam com a cultura da Votorantim. “Queremos jovens profissionais que demonstrem visão crítica, agilidade de aprendizado, capacidade de propor ideias inovadoras e resiliência para enfrentar os desafios”, afirma Nilma.

Uma das formas de divulgar o programa será o incentivo para que os atuais trainees voltem às suas universidades para dar testemunho de suas experiências na Votorantim, relatem os projetos que estão desenvolvendo na empresa, expliquem como se dá o job rotation e respondam às dúvidas dos estudantes. Em 2015, mais de 10% do total de trainees contratados pela Votorantim decidiram participar do processo seletivo após assistirem a uma dessas palestras. As palestras ocorrerão em diversas cidades do Brasil durante o período de inscrições para o Programa de Trainees e serão divulgadas na página de carreiras da Votorantim no Facebook, o Produzindo Futuros.

Processo de seleção

O processo de seleção é dividido em três fases, todas eliminatórias. A primeira parte é online, quando será avaliado o perfil de cada candidato, que deve ter aderência às crenças e à cultura da Votorantim. Nessa fase online, o jovem profissional passa ainda por testes de lógica e inglês. Na transição da etapa online para presencial, os candidatos participam de ações de engajamento, incluindo um videochat com os presidentes das empresas e contato telefônico direto com outros jovens que já trabalham na Votorantim. A segunda fase é uma dinâmica de grupo, na qual os candidatos serão avaliados em testes presenciais. Está prevista a participação, nessa fase, de 7 a 10 candidatos por vaga. A terceira fase, final, é um painel de discussões e entrevistas com os executivos da companhia, da qual participam 3 candidatos para cada vaga. A previsão é de que todo o processo de seleção seja finalizado em outubro.

O programa

O programa Trainee 2017 terá duração de 14 meses, com início em janeiro de 2017. Durante esse período, o trainee mesclará o trabalho diário na holding Votorantim S.A. ou na Votorantim Cimentos com a participação em novos projetos, contato direto com a alta liderança e job rotation. Nesse período, os trainees participam ainda do Programa Potenciar, em que se juntam a outros jovens talentos da companhia em grupos multidisciplinares para receberem uma sólida formação, envolvendo módulos de liderança, gestão do tempo e comunicação, entre outros. Além disso, desenvolvem projetos concretos considerados desafios pela empresa, como novos negócios ou transformações em processos da companhia. Durante o Potenciar, cada grupo conta com o mentoring de um executivo da Votorantim e com a orientação de professores de tradicionais escolas de negócios. Os projetos são submetidos a quatro bancas de avaliação formadas por gerentes, diretores e presidentes das empresas do portfólio da Votorantim. Esse programa é desenvolvido pela universidade corporativa da companhia, a Academia de Excelência Votorantim.

Ao final do programa Trainee 2017, o profissional terá a possibilidade de desenvolver sua carreira na própria área em que atua, em outras áreas, ou ainda em outras empresas Votorantim.

Serviço: Votorantim - Programa Trainees 2017

Inscrições: 18 de julho a 22 de agosto de 2016

Vagas: Holding Votorantim S.A., Votorantim Energia e Votorantim Cimentos.

Pré-requisitos: conclusão de curso universitário entre 2013 e 2016.

Formação: Não há restrições para cursos, porém a empresa prioriza formações relacionadas às suas áreas de conhecimento e proposta de valor da empresa, como:  Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Economia, Engenharia (todas as áreas), Ciências Contábeis, Estatística, Matemática, Física, Direito, Comunicação Social, Marketing, Psicologia e Ciências da Computação.

Site para inscrições: www.produzindofuturos.com

Twitter: @produzfuturos

Facebook: www.facebook.com/ProduzindoFuturos