Festival promove apresentações teatrais em casa

Teatro no aconchego do lar. Para quem mora no Rio, a proposta encurta distâncias entre público, autor e elenco. Em sua primeira edição, o “Home Theatre”, um festival de teatro que acontecerá dentro das casas dos moradores de diversas partes da cidade do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até o dia 8 de fevereiro.

Ao todo 50 casas espalhadas por regiões diferentes da cidade, incluindo favelas e conjuntos habitacionais, vão receber histórias, cenas, atores e atrizes de todo o país. Dentre as cenas selecionadas, dois prêmios, de R$ 5 mil cada, serão distribuídos, um pela “Melhor Interpretação” e outro pela “Melhor Cena”. O endereço do site para inscrição gratuita é www.festivalhometheatre.com.br. 

Enquanto os artistas inscrevem seus trabalhos pelo site, moradores de toda a cidade serão mobilizados a inscrever a sua casa como local de apresentação das cenas e também suas histórias de vida que gostariam que fossem encenadas. Em cada casa a cena de no máximo 20 minutos será apresentada, atingindo três plateias distintas: convidados do morador, convidados da produção e público espontâneo. Ao fim de cada apresentação, serão destinados mais 20 minutos de conversa, entre elenco e espectadores, com temas lançados pela organização do festival pertinentes à obra.