Exposição reúne design produzido nas favelas cariocas

Ricardo Saint Clair, jurado na categoria design do Festival de Cannes desse ano, e Rodrigo Westin, ambos Mestres em Communication Design pela Central Saint Martins, de Londres, são os curadores da exposição "O Design da Favela", que inaugura quinta-feira (22), às 19h, no Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes.

Durante um ano, os dois percorreram 15 comunidades do Rio de Janeiro, como Tabajaras, Pavão-Pavãozinho e o Complexo do Alemão, em busca de peças que fossem exemplos do design popular carioca em estado puro. E encontraram histórias incríveis que foram documentadas em vídeos que serão exibidos na exposição. 

Entre os inventores que terão seus trabalhos expostos estão artistas com forte ligação com o meio ambiente através do reaproveitamento de pneus usados e garrafas pet para a confecção de brinquedos, escadas, barreiras contra alagamentos, luminárias e móveis.

O buffet do evento de abertura, ficará a cargo do projeto Favela Orgânica, da Regina Tehclly, do Chapéu Mangueira, um dos personagens da exposição. Na foto,Ricardo e Rodrigo gravam um dos vídeos que serão exibidos com Mauro Quintanilha, conhecido por produzir mesas com pneus e aros de rodas, no Vidigal.