ASSINE
search button

Mostra em Copacabana reúne obras de Jorge Guinle

Compartilhar

A Gustavo Rebello Arte em Copacabana inaugura no hoje (11), às 18h, uma exposição dedicada a desenhos em óleo sobre papel de Jorge Guinle, um dos principais expoentes da pintura brasileira nos anos 80, cuja emblemática exposição tomou de assalto a Escola de Artes Visuais do Parque Lage em julho de 1984.

A mostra, que pode ser vista até 6 de outubro, reúne cerca de 50 desenhos, gerados entre uma tela e outra. Produzida essencialmente nos anos 80, a obra de Jorge Guinle revela a potência de um artista cuja biografia foi marcada por uma incessante produção iconográfica. 

Um grande articulador intelectual no Brasil pós-Ditadura Militar, o artista foi o redator do manifesto crítico “Papai era surfista profissional, Mamãe fazia mapa astral legal - Geração 80, ou Como matei aula de arte num shopping center”. O texto, publicado numa edição especial da Revista Módulo, que serviu de catálogo para a exposição da Geração 80, é até hoje um balizador do pensamento sobre o cenário artístico carioca daquela época.