Rio terá primeira união estável gay convertida em casamento civil

Conheça Cláudio Nascimento Silva e João Batista Pereira da Silva, que  será o primeiro militar da Marinha do Brasil a ser oficialmente casado com uma pessoa do mesmo sexo

Cláudio Nascimento Silva e João Batista Pereira da Silva agora serão oficialmente casados. 

O casal gay é o primeiro no Rio a ter a sua união estável convertida em casamento civil pela justiça carioca.

Leia mais:

A cerimônia de casamento civil está marcada para hoje, logo mais, às 16h30, no cartório da 7ª circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais, no bairro do Estácio, onde o juiz de paz, Leandro de Oliveira Rodrigues, e o tabelião José Mauro Cavalcanti celebrarão a união.

O pedido de conversão de união estável de João e Cláudio em casamento civil foi feito no dia 1º de julho no mesmo cartório e foi decidido em sentença proferida pelo juiz da vara de registros públicos, Fernando Cesar Ferreira Viana, em 15 de agosto, porém a notícia só foi recebida na última sexta-feira (19/08).  

Foto: André Mello

A sentença equiparou os direitos e deveres do casal gay à aos de um casal heterossexual, como direito a herança, partilha de bens, previdência social, entre outros. Com a sentença Cláudio e João terão o seu estado civil alterado de solteiro para casado. 

Entre os muitos benefícios dessa conversão está o direito ao plano de saúde institucional do companheiro João – que será o primeiro militar da Marinha do Brasil a ser oficialmente casado com uma pessoa do mesmo sexo. O caso abre caminho para que outros casais do estado tenham os mesmos direitos e deveres.