O Correio da Manhã: história do jornal será contada em livro por José Louzeiro e Fuad Atala

História da imprensa

José Louzeiro e Fuad Atala estão mergulhados num megaprojeto editorial: a história do Correio da Manhã, que nasceu com o século 20 e foi sepultado pelo regime militar de 1964.

Mandava muito

Para se avaliar a influência deste matutino, era voz corrente a seguinte definição: um editorial do Correio balança o governo e o editorial seguinte o derruba.

Vida dura na Terrinha

Portugal vive realmente dias terríveis. A imprensa noticia inúmeros casos em que pais de família se oferecem para trabalhar em troca de comida para alimentar os filhos. 

Em massa

A Caixa Geral de Depósitos proporcionou um dos exemplos mais drásticos da situação. Avisou que pretende demitir 45% de seu pessoal, nada menos que 10 mil pessoas - um verdadeiro exército.

Lá...

Informa a Ernst & Young que, no segundo trimestre deste ano, as operações de lançamento inicial de ações -  IPO, na sigla em inglês -  subiram 38%, em comparação com o mesmo período de 2010, no mundo.

...e cá

O Brasil não deve ter contribuído muito para esse bom resultado. Afinal, no primeiro semestre do ano, a Bovespa teve recuo de 10%. Os IPOs em geral coincidem com períodos de bolsa em alta, pois isso favorece o escoamento dos papéis, ante um público sempre ávido por lucros

Novo CD de Antônio Adolfo

Prestigiaram o lançamento do CD de Antônio Adolfo: 1- Antônio Adolfo e Claudio Lins; 2- Antônio Adolfo e a artista plástica Vera Roesler; 3- Antônio Adolfo com Leila Pinheiro; 4- Antônio Adolfo e Leiloca; 5- Antônio Adolfo e Paulo Jobim; 6- Antônio autografa o CD; 7- Arnaldo Cezar Coelho, Antônio Adolfo, Ana Job e Graça Coelho; 8- Carol Saboya e Charles Gavin; 9- Antonio Adolfo ladeado pela mulher Ana Job, e as filhas Luisa Saboia, e Carol Saboya

No board

Em reunião nesta sexta, 22, a Petrobras elegeu a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, como nova conselheira de administração da companhia. Essa eleição, de acordo com o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas, que, ainda sem data definida, deve ocorrer entre março e abril do próximo ano.

Papa fina

A grande Bibi Ferreira é quem vai inaugurar o reformado Teatro Dulcina. Em setembro, a diva faz ali temporada do Bibi in Concert 4.

Melhorou

De acordo com dados do IBGE, a população desocupada – 1,5 milhão de pessoas – ficou estável em relação ao mês de junho. Porém, comparado a junho do ano passado, apresentou uma queda de 10,4% - ou seja, menos 172 mil pessoas à procura de trabalho. 

Acaba com ele

Os deputados tucanos Otávio Leite (RJ) e Raimundo Gomes de Matos (CE) radicalizaram: querem a extinção do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), que vem a ser o sucessor do mal-falado Dner (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). 

O outro lado

O país sempre vai precisar de um Dnit ou Dner. Se possível, comandado por técnicos de gabarito e não entregue a políticos ou partidos. Afinal, seja com atrasos ou cobrança de comissões, o país precisa de obras nas estradas.

Bate, coração

A doutora Rosa Célia está comemorando 15 anos do projeto Pró-Criança Cardíaca com leilão beneficente, reunindo mais de 100 peças doadas por amigos,  dia 26, no Hotel Sofitel, em Copacabana. 

O amigo Jô Soares doou uma de suas canecas autografadas para ser leiloada. 

Alô? Explodiu!

Não demora muito, e será criado o Disk-Bueiro, palpitou uma bem humorada criatura no Facebook. Tem razão: é só esperar.

__________________

Raspadinhas:

Dia 26, o restaurante Gabbiano, na Barra, terá uma noite de paellas comandada pelo chef Paquito Más, do Parador Valencia, de Itaipava.

Dia 27 de julho, a psicóloga e instrutora de Yoga, Thaíse Dias Titon, vai palestrar sobre Yoga e os ciclos femininos no BarraPoint. A especialista vai falar do equilíbrio em todas as fases da vida de uma mulher: puberdade, maternidade e menopausa.

Patricia Mayer e Patricia Quentel lançam o projeto Visitante inesperado, hoje, durante o Festival Vale do Café.

Também hoje, acontece a festa Formô!, no Alma Carioca, em Botafogo.